Coreia do Norte repudia captura de Nicolás Maduro: 'grande violação da soberania'

 

Fonte:


A Coreia do Norte reagiu à captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos e chamou de “grave violação da soberania”, segundo informou a mídia estatal do país asiático.

Em comunicado divulgado pela agência oficial KCNA, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Pyongyang afirmou que o governo norte-coreano “denuncia veementemente o ato de busca de hegemonia dos EUA cometido na Venezuela”.

De acordo com o texto, o episódio é apontado como mais uma evidência do comportamento de Washington. “O porta voz sublinhou que incidente é mais um exemplo que confirma claramente, mais uma vez, a natureza desonesta e brutal dos EUA.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou neste domingo (4) que os Estados Unidos devem libertar imediatamente o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, e resolver a situação na Venezuela por meio de diálogo e negociação.

O ministério afirmou em um comunicado em seu site que os Estados Unidos também deveriam garantir a segurança pessoal de Maduro e de sua esposa, alegando que a deportação deles violou o direito e as normas internacionais.

Logo após o ataque em território venezuelano, o governo chinês já havia condenado a ação militar americana, e disse estar "profundamente chocado" com o uso da força por Washington contra um Estado independente. Para o governo chinês, a operação representa uma afronta direta à soberania venezuelana e ao princípio de não intervenção.