Coreia do Norte exige freio 'a qualquer custo' às supostas ambições nucleares do Japão
A Coreia do Norte afirmou neste domingo que as ambições nucleares do Japão “devem ser contidas a qualquer custo”, após uma autoridade japonesa ter sugerido que o país deveria possuir armas atômicas.
Segundo a agência Kyodo News, um funcionário próximo à primeira-ministra do Japão teria dito recentemente: “Acredito que devemos ter armas nucleares”, acrescentando que “no fim das contas, dependemos apenas de nós mesmos” — comentário que, segundo Pyongyang, revelaria abertamente a intenção japonesa de cruzar uma “linha vermelha”.
Leia mais: Aos 58 anos, Kazu Miura inicia a 41ª temporada como jogador de futebol
Em comunicado divulgado pela agência estatal KCNA, o diretor do Instituto de Estudos Japoneses do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano afirmou que o Japão “deve ser impedido a qualquer custo”, alegando que a eventual aquisição de armamento nuclear por Tóquio resultaria em “um grande desastre para a humanidade”.
O funcionário, cujo nome não foi revelado, alertou ainda que, caso o Japão avance nessa direção, “os países asiáticos sofrerão um horrível desastre nuclear”.
Recorde de Mbappé, briga pela liderança na Premier League: saiba como foi o sábado no futebol europeu
O comunicado não faz referência ao próprio programa nuclear norte-coreano. A Coreia do Norte, que há décadas desenvolve ogivas nucleares, sustenta que o arsenal é necessário para dissuadir o que considera ameaças militares dos Estados Unidos e de seus aliados.
