Copa do Mundo Sub-17: Brasil é eliminado nas semifinais para Portugal nos pênaltis
A heroica campanha do Brasil na Copa do Mundo Sub-17 viu o sonho do título se encerrar nesta segunda-feira, nas semifinais, contra Portugal. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a seleção perdeu nos pênaltis por 6 a 5, no Aspire Zone, no Catar, e disputará o 3º lugar com a Itália na próxima quinta-feira, às 9h30. Já a equipe lusitana decide o título com a Áustria no mesmo dia, às 13h.
O jogo contou com grandes atuações das duas equipes, mas ambas não conseguiram marcar no tempo regulamentar, levando a decisão para os pênaltis. O equilíbrio da partida foi repetido nas penalidades, que chegaram às cobranças alternadas, resultando em seis gols portugueses contra cinco brasileiros.
O 0 a 0 durante os 90 minutos não foi sinônimo de pouco futebol em campo; pelo contrário, apesar do empate, as equipes fizeram uma boa partida, que contou com 21 finalizações (12 brasileiras e 9 portuguesas) e boas defesas dos goleiros João Pedro, do Brasil, e Romário Cunha, de Portugal.
Com divididas duras, as aparições da arbitragem foram recorrentes na decisão, e houve a aplicação de quatro cartões amarelos para Portugal e três para o Brasil, sendo um deles dado a Zé Lucas de forma questionável, num lance em que o jogador foi apenas na bola.
A campanha do Brasil Sub-17 no Mundial foi repleta de jogos sofridos, com três resoluções nos pênaltis e vitórias apertadas. Embora tais resultados possam parecer o cenário de um time de baixo nível, a seleção esteve entre as melhores equipes do torneio e exibe novos craques brasileiros que podem ter futuro promissor no futebol. Este é o caso de Dell, do Bahia, apelidado de "Haaland do Sertão" por conta de seu talento como camisa 9 e suas semelhanças físicas com o centroavante do Manchester City. O menino de 17 anos marcou os gols brasileiros do 2 a 1 contra o Marrocos nas quartas de final e converteu um dos pênaltis no jogo de hoje.
