Copa do Brasil de 2026 dará duas vagas à Libertadores
O futebol brasileiro terá uma mudança importante já na próxima temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira, que a Copa do Brasil de 2026 dará duas vagas a Libertadores. Além do campeão, o vice também terá um lugar na principal competição de clubes do continente.
A decisão foi comunicada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A entidade não especificou como as vagas serão realocadas, mas, segundo o Estadão, o Brasileirão, que hoje classifica seis equipes para a Libertadores, passará a ter somente cinco vagas.
No formato atual, o Brasileirão dá vaga na Libertadores para seis clubes, sendo quatro para fase de grupos e dois para a Pré-Libertadores, enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na competição continental. A partir de 2026, no entanto, começará a valer a mudança.
A CBF ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores). Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da competição estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.
No ano que vem, a Copa do Brasil começará na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da quinta fase, em abril. A final, em partida única, será em 6 de dezembro e irá encerrar a temporada brasileira.
