COP30 entra no sexto dia com foco em temas como energia, finanças e gases do efeito estufa
Também está prevista a apresentação de um relatório sobre os quatro pontos polêmicos que ficaram de fora da agenda inicial de negociações, como financiamento e metas climáticas. A COP30 entra, neste sábado (15), no sexto dia de debates em Belém, com foco em temas como energia, indústria, transporte, comércio, finanças, mercados de carbono e gases do efeito estufa. Também está prevista a apresentação de um relatório sobre os quatro pontos polêmicos que ficaram de fora da agenda inicial de negociações, como financiamento e metas climáticas.
A primeira semana da COP foi marcada por protestos; cobranças da ONU em relação à segurança e infraestrutura; e impasses sobre a pauta oficial da conferência do clima. ,este sábado (15), a cidade vai receber uma performance de arte e protesto contra os combustíveis fósseis.
A cidade de Belém recebe, neste sábado (15), o Funeral dos Combustíveis Fósseis, uma performance de arte e protesto que integra a Marcha Global pelo Clima durante a COP30. O ato reúne mais de 150 artistas e mais de cem organizações latino-americanas para simbolizar o fim da era do petróleo, carvão e gás. A ação busca mobilizar o público e pressionar lideranças na conferência a avançar na transição energética e abandonar de vez os combustíveis fósseis.
Os diplomatas de 194 países que participam da COP30 vão tentar chegar hoje a um texto definitivo para as negociações antes da chegada dos ministros de Estado, a partir de segunda-feira. Cerca de 160 ministros são esperados para assumir a chefia das delegações em Belém e tomar as decisões políticas do evento, até a próxima sexta.
