Conheça Kiribati, o primeiro país a celebrar a chegada de 2026
Enquanto ainda é manhã aqui no Brasil, tem país do mundo já celebrando a chegada de 2026. E o primeiro deles é Kiribati, na Oceania. A república independente formada por um conjunto de 33 ilhas — dos quais apenas 21 são habitadas — reúne uma série de curiosidades geográficas. É a única nação insular com território nos quatro hemisférios ao estar localizada no Oceano Pacífico, onde o Equador e a Linha Internacional de Data (LID) se encontram. Ter parte do território em lado opostos da LID já fez, anteriormente, o país comemorar a chegada do novo ano duas vezes, como o primeiro e o último a vivenciar a virada.
Olá, ano novo! Já é Ano Novo na Nova Zelândia; confira países que celebram a chegada de 2026
R$ 1 bilhão da Mega da Virada: quantas idas à Disney, ilhas nas Maldivas e viagens ao espaço cabem no prêmio
Kiritimati, também conhecida como Ilha Christmas, é a primeira do país a celebrar o novo ano ao cruzar a linha de data. Ela é considerada o maior atol de coral do mundo.
As ilhas estão divididas em três grupos: Ilhas Gilbert a oeste, a Área Protegida das Ilhas Fênix (PIPA, anteriormente conhecida como Grupo das Ilhas Fênix) no centro; e as Ilhas da Linha a leste. Esses conjuntos têm fuso horário diferentes.
A confusão de o país celebrar o Ano Novo duas vezes, com espaço de mais de 20 horas, foi resolvida na década de 1990. Grupos de ilhas estavam em lados opostos da LID. O presidente Teburoro Tito, em 1994, decidiu alterar a linha de data, diminuindo a diferença em 2 horas entre os territórios das Ilhas Gilbert e os das Ilhas da Linha e Fênix.
Enquanto era 7h do dia 31 de dezembro no Brasil (horário de Brasília), Kiribati já recebi 2026.
De acordo com o Censo Populacional de 2015, Kiribati tem uma população total de 109.693 habitantes. As mulheres representam cerca de 50,6%. Mais da metade dos habitantes (62 mil) vive no Atol de Tarawa.
O território não tem fronteira terrestre com outras nações. O país se tornou independente do Reino Unido em 1979.
Diferente de outros países, Kiribati aposta mais em cerimônias tradicionais, com cantos a apresentações, com comidas típicas, do que nos mundialmente replicados espetáculos de fogos de artifício. A região acaba sendo uma alternativa mais calma para celebrar a chegada do novo ano.
A bandeira nacional traz um sol e uma fragata, ave típica da região, em amarelo num fundo vermelho na parte superior. Na outra metade estão três ondas azuis e três brancas, que representavam o Oceano Pacífico.
