Confira os potes e como será o sorteio da Copa do Mundo; Brasil será cabeça de chave
Brasil não deve enfrentar as melhores seleções do ranking da Fifa, que estão no mesmo pote; clubes que passarem pela repescagem entram no grupo 4. A Fifa anunciou nesta terça-feira (25) as regras e os potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira é cabeça de chave da competição, que deve contar com 48 clubes e uma fase de repescagem pela primeira vez. O sorteio será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, Estados Unidos.
A seleção brasileira ocupa o pote 1, o mesmo que os anfitriões México, EUA e Canadá. Argentina, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Holanda e Bélgica também compõem o grupo selecionado. O critério utilizado para a definição foi a posição dos países no ranking da Fifa.
Confira os potes definidos para a Copa do Mundo de 2026:
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália.
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Qatar, Arábia Saudita, África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europeia 1, 2, 3 e 4, Repescagem Mundial 1 e 2.
O que muda com o Brasil sendo cabeça de chave?
Na prática, os países que serão cabeça de chave contam com a vantagem de não enfrentarem as equipes mais fortes na fase de grupos. Ou seja, como equipes do mesmo pote não se enfrentam e o Brasil está no grupo com as seleções mais qualificadas, os adversários que podem cair com a amarelinha na 1ª fase da Copa devem ser equipes modestas.
Como seleções da mesma confederação não podem se enfrentar na fase de grupos (com exceção dos europeus, que contam com mais países do que os outros continentes), o Brasil também não deve enfrentar as seleções sul-americanas, como Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Bolívia.
Entenda as regras e a repescagem para a Copa do Mundo de 2026
No total, serão 12 grupos com quatro seleções em cada um. A diferença para as últimas edições é que, até 2022, somente 32 países disputavam a competição. O sorteio começa pelo pote 1. Quando ele for esvaziado, o sorteio segue para o pote 2 e assim por diante. Caso uma seleção não possa ficar no grupo sorteado, será realocada para o grupo seguinte.
Dois clubes se classificarão para a Copa por meio de um mini-torneio de repescagem. Os jogos serão disputados na janela da Data Fifa de 23 a 31 de março de 2026, em um dos países sedes da Copa do Mundo (Estados Unidos, Canadá ou México). No total, seis seleções, uma de cada confederação, com exceção da Concacaf, que terá dois representantes, disputará as vagas. Os classificados são: Bolívia (Conmebol), República Democrática do Congo (CAF), Iraque (AFC), Nova Caledônia (OFC), Jamaica e Suriname (Concacaf).
Já a repescagem da Uefa (países europeus) acontece de maneira separada, e quatro equipes se classificarão.
