Competições pela melhor decoração de natal entre vizinhos têm telhado, carro e até cachorro com pisca-pisca
Guirlandas nas portas, luzes coloridas nas janelas e um pinheiro enfeitado com bolas vermelhas na sala. Esses são alguns dos anúncios de que a melhor época do ano chegou. Mas as decorações que antes ficavam apenas nas salas enfeitam, agora, andares de condomínios, portões, árvores, muros e até pets. Tanta novidade tem provocado uma competição divertida entre vizinhos e viralizado nas redes sociais.
As portas dos vizinhos de Yasmin que entraram na disputa
Arquivo pessoal
Yasmin Oliveira mora em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Em vídeos nas redes sociais, que já somam quase 130 mil visualizações, ela tem compartilhado a rotina da decoração natalina que virou disputa entre os moradores dos apartamentos do prédio onde mora.
Initial plugin text
Segundo Yasmin tudo começou no Natal do ano passado, quando ela se mudou para o condomínio e percebeu que os vizinhos não tinham o hábito de decorar os espaços comuns. Mesmo assim, ainda em 2024, ela não abriu mão da tradição e montou seus enfeites. Agora, em 2025, a iniciativa de Yasmin acabou inspirando outros moradores. Com vários apartamentos aderindo à ornamentação, a brincadeira evoluiu para uma verdadeira disputa natalina e a direção do prédio decidiu oficializar a competição.
“Começamos a montar, os vizinhos passavam, olhavam e elogiavam. Aí eu virei para o meu marido e falei: ‘Pronto, atingimos o objetivo: despertar neles a vontade de enfeitar a própria porta’. Poucos dias depois, a vizinha da outra ponta pendurou uma guirlanda na porta dela, que ficou lindíssima. Brinquei dizendo que me senti até obrigada a colocar outra guirlanda na nossa. Ela respondeu dizendo que viria mais decoração por aí. Ela decora de lá, eu decoro daqui. E sempre que postamos um vídeo ou uma foto, marcamos o Instagram da administração e da síndica do condomínio. Essa pequena atitude acabou incentivando outros moradores, que começaram a entrar na brincadeira e competir também.”
As decorações da rua Antônio de Freitas, na Região Nordeste de Belo Horizonte
Arquivo Pessoal
Na cidade de Colombo, no Paraná, a disputa pela melhor decoração transformou uma rua em ponto turístico, atraindo pessoas que já viajaram mais de 50 quilômetros para ver tudo de perto. Os enfeites incluem Papai Noel gigante, telhados cobertos de luzes, renas nas portas e pisca-piscas desenhando palavras nos muros. A decoração em peso sobrou até para carros e até mesmo para um cachorro de estimação. A empresária Jheny de Souza conta que enfeitaram o pet com luzes e que, quando todos viram, não conseguiram conter a risada.
“Aqui em casa, eu fiz uma árvore na parede com pisca-pisca. Também coloquei guirlandas no meu muro. Depois, a gente escreveu ‘ho, ho, ho’ bem grandão no muro. Meu marido ainda escreveu no telhado ‘Feliz Natal’, só com pisca-pisca. O meu vizinho decorou o telhado inteiro. Um dia a gente estava aqui, eu desenhando um coração no muro. Aí eu provoquei meu vizinho para ele não ficar por baixo e ele colocou pisca-pisca até no cachorro. Foi uma surpresa. Eu também não esperava. Na hora que vi o cachorro com pisca-pisca, todo mundo caiu na risada. Foi um sucesso. A nossa rua virou praticamente um ponto turístico no município. Tem gente que vem de longe. Meus vizinhos até colocaram espetinho e refrigerante pra vender.”
Initial plugin text
Em Belo Horizonte as árvores estão em destaque. Em uma rua da cidade, quase 20 foram enfeitadas. A ideia começou a tomar forma quando dois vizinhos colocaram alguns pontos de luz em uma única planta. A partir disso, casa a casa, a iluminação especial estimulou outros moradores. Segundo o consultor de vendas Davidson Jardel, a ação se tornou uma fonte de união para os vizinhos da rua, atraindo curiosos e crianças.
“Esse movimento surge na porta da casa deles. Depois que eles plantam essas árvores, têm a ideia de expandir para os vizinhos e começam a perguntar aos moradores: ‘Podemos plantar uma muda aqui?’ Depois que as árvores crescem e chega a época de Natal, como eu gosto muito de decorar, eu penso: ‘Por que não enfeitar a árvore que está na porta da minha casa?’ Vou conversando com os vizinhos e dizendo: ‘Olha, coloquei um enfeite ali’. E eles respondem: ‘Ficou bacana, vamos colocar também?’ E eu digo: ‘Vamos, eu te ajudo.’”
Mesmo com a diversão e toda a beleza das decorações é preciso cuidado. Problemas como fios danificados, tomadas sobrecarregadas e ligações improvisadas podem provocar acidentes. A recomendação é verificar os enfeites antes de instalar, uma medida simples que ajuda a manter a ornamentação bonita sem abrir mão da segurança no Natal.
