Como será o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026

 

Fonte:


O sorteio dos 12 grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026, acontece hoje (5/12), em Washington D.C., às 14h (horário de Brasília). As seleções foram divididas conforme o ranking da entidade e o primeiro pote terá os cabeças de chave: Estados Unidos, México e Canadá (os três países-sede) e as nove seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa. O Brasil está nesse pote.


Como será o sorteio dos grupos da Copa

No pote 1 as seleções dos países-sede já tem o grupo e as suas posições definidas: México (A1), Canadá (B1) e EUA (D1), mesmo assim, as bolas de cores distintas serão sorteadas. As nove seleções restantes do pote, serão sorteadas com bolas da mesma cor e ocuparão automaticamente a posição 1 de seus grupos.


Para equilibrar as chaves, a FIFA determinou que as quatro seleções mais bem classificadas no ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) sejam posicionadas em lados opostos do chaveamento. Isso significa que Espanha e Argentina não poderão ficar no mesmo lado da tabela, e o mesmo vale para França e Inglaterra. Isso garante que, caso vençam seus grupos, as duas seleções mais bem ranqueadas não se enfrentem antes da final.


A ordem das seleções dentro dos grupos para os potes 2, 3 e 4 seguirá uma distribuição pré-definida. Ou seja: a posição no grupo será determinada automaticamente de acordo com o pote sorteado e o grupo designado.


Regra das confederações

Os grupos devem ter no máximo uma seleção de cada confederação, exceto da UEFA, que terá 16 times na Copa. Assim, cada grupo terá no mínimo um, e no máximo dois países europeus.

Vagas restantes

Ainda há seis vagas para serem definidas nas repescagens que serão disputadas em março de 2026. Quatro serão decididas por repescagens europeias, cada uma com seu grupo de países:

A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia

B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia

C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo

D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte

Duas vagas virão de repescagens intercontinentais:

Repescagem Intercontinental 1: República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia

Repescagem Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque