Como funciona a TRI? Veja como calcular a nota do Enem 2025

 

Fonte:


O primeiro dia de provas do Enem 2025 aconteceu no último domingo (9). As notas do exame são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que se propõe a avaliar o conhecimento real do estudante e reduzir a influência de chutes.

Gabarito Enem 2025: veja correção extraoficial do 1º dia de provas

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2025? Veja correção extraoficial

O que é a TRI no Enem?

O Enem é corrigido através da Teoria de Resposta do Item (TRI). Nessa metodologia, o modelo aplicado ao Enem considera três parâmetros para cada item. A partir daí, os itens são posicionados em uma escala de dificuldade, e a proficiência (a nota) do candidato é estimada a partir da combinação do nível de dificuldade das perguntas com a coerência das respostas dos estudantes.

Quem erra as questões mais fáceis, mas acerta as difíceis podem acabar ficando com uma nota menor do que quem acertou as perguntas mais fáceis e errou as difíceis. Essa é uma forma de não premiar os chutes. Isso porque, se o candidato acertar as questões mais difíceis e errar as fáceis, o sistema poderá entender que ele deu sorte nas respostas.

Ou seja, a nota do Enem não depende apenas da quantidade de questões que o aluno acertou, mas do nível de dificuldade delas e da coerência pedagógica do conjunto de respostas do candidato. Assim, um candidato pode ter mais acertos em uma prova e mesmo assim tirar uma nota menor do que seu colega que teve menos questões corretas.

No Enem 2022, por exemplo, houve candidato que, com 33 acertos teve nota 907,5, superior a um candidato que, com 41 acertos, obteve nota 896,3. Além disso, dois inscritos com o mesmo número de questões certas podem tirar cerca de 300 pontos de diferença. Os dois casos são extremos e raros, mas acontecem.

Gabarito extraoficial do Enem 2025

O gabarito do Enem 2025 completo já pode ser consultado no site do Jornal O Globo, após a realização do 1º dia de provas, neste domingo (9). A correção extraoficial é feita por professores do Elite, parceiro da plataforma Amplia. Os docentes também se reuniram em uma live para comentar as questões e a redação.

Initial plugin text