Como dominar uma temporada no Brasil? Flamengo está a um jogo de repetir dobradinha e semana mágica de 2019
Menos de 24 horas após vencer a Libertadores de 2019, a equipe do Flamengo comemorava o título nas ruas do Rio de Janeiro quando a conquista do Brasileirão foi confirmada. A dobradinha na mesma temporada é reservada a poucas equipes na História do futebol nacional, e o rubro-negro de 2025 pode se juntar ao seleto grupo, se vencer o Ceará hoje no Maracanã, em jogo que começa às 21h30. Nas devidas proporções e com um tempo mais espaçado em relação a seis anos atrás, o grupo está prestes a chegar a um posto de domínio raro.
Veja nomes: Seleção da Libertadores 2025 tem sete jogadores do Flamengo e dois do Palmeiras; veja nomes
Entenda: Com alvos mapeados para 2026, Flamengo aguarda renovação de Filipe Luís para avançar na qualificação do elenco
Nos atuais moldes do calendário, com um Brasileirão de 38 rodadas e uma Libertadores que exige ao menos 13 jogos para o time campeão, somente o Flamengo de 2019 e o Botafogo de 2024 conquistaram os dois principais títulos do ano juntos. O Santos liderado por Pelé e companhia também conseguiu a façanha nas temporadas de 1962 e 1963, mas a quantidade de jogos a serem cumpridos na época era menor.
A chave principal nos pontos corridos é a regularidade, evidentemente, mas se impor contra os concorrentes nos confrontos diretos também se tornou algo ainda mais relevante. Em especial, com a grande quantidade de jogos que se encavalam nos fins de ano.
O Botafogo campeão do ano passado e o Flamengo líder desta temporada fizeram isso contra o Palmeiras, que tinha campanha de título. Foi a vitória por 3 a 1 no Allianz Parque, na antepenúltima rodada, que ajudou a equipe de Artur Jorge a gabaritar os dois jogos contra o alviverde e arrancar para o título — a vantagem final foi de seis pontos (79 a 73). Os comandados de Filipe Luís também venceram o rival nos dois turnos e a vantagem permite que o eneacampeonato seja garantido com uma rodada de antecedência — são cinco pontos de frente (75 a 70).
Alto aproveitamento contra as equipes da parte de cima da tabela também é algo indispensável. O Flamengo deu uma arrancada recente nesse quesito ao vencer diversas equipes do G7, como Palmeiras, Botafogo e Mirassol, e chegou a uma porcentagem de 60,6% em 11 jogos. O alviverde, por outro lado, tem um aproveitamento de 27,7% em 12 partidas, o que praticamente inviabilizou a briga pelo título.
Campeonato Brasileiro 2019. Flamengo X Ceará. Rodrigo Caio ergue a taça de campeão Brasileiro.
Marcelo Theobald / Agência O Globo
A fartura de elenco é um outro fator crucial para os postulantes “terem pernas” durante mais tempo. Foi assim que Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Atlético-MG conquistaram os Brasileiros desta década. Em 2021, o time mineiro esteve perto de fechar uma tríplice coroa histórica, mas caiu na semifinal da Libertadores. Ainda assim, garantiu a dobradinha “apenas” com Brasileiro e Copa do Brasil.
Domínio de “outro patamar”, porém, quem fez o Flamengo de 2019. No ano daquele fim de semana mágico de dois títulos, bateu o recorde de pontuação (90) do Brasileirão da era de 20 clubes. A marca não será superada neste ano e deve demorar até ter novo dono.
Para vencer a Libertadores estando disputando neste nível, é necessária uma dose de concentração extra. São muitos jogos seguidos em que uma derrota pode causar um efeito dominó nas duas frentes. Se uma eliminação em Copa do Brasil já tem potencial destrutivo, a pressão vai a outro nível no âmbito continental. Mas o Flamengo deste ano tem cumprido todos os requisitos e está próximo de tirar a nota 10.
Logística
Se o Flamengo não vencer hoje, ainda pode ser campeão se o Palmeiras não vencer o Atlético-MG em jogo simultâneo. Mas se o alviverde vencer nesse caso, a decisão vai para a última rodada, quando os cariocas visitam o Mirassol e os paulistas visitam o Ceará — os jogos são no domingo (7).
Não é interessante para o rubro-negro postergar essa decisão por dois motivos. Primeiro: é difícil depender de resultado contra a grande surpresa do Brasileirão e que ainda não perdeu nenhum jogo como mandante. Segundo: a logística de ida para a Copa Intercontinental, no Catar, será adiantada em caso de título hoje. O campeão da América estreia contra o Cruz Azul, do México, no dia 10, e já estaria liberado para viajar no fim de semana. Por isso, Filipe Luís usará tudo que de melhor nesta noite.
