Com título do Flamengo, Brasil iguala Argentina em conquistas de Libertadores; veja todos os campeões

 

Fonte:


Com o título conquistado neste sábado, ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, o Flamengo se isolou como o único brasileiro tetracampeão da Libertadores — e, de quebra, ainda foi responsável por igualar a competição entre os países sul-americanos. Agora, Brasil e Argentina estão empatados com 25 conquistas do principal torneio continental para cada país.

O Flamengo é a sexta equipe a atingir a marca de ao menos quatro títulos da Libertadores, entrando em um grupo seleto formado por River Plate e Estudiantes, que também são tetracampeões; o Peñarol, penta; o Boca Juniors, dono de seis taças; e, por fim, o Independente, maior vencedor do torneio com sete campeonatos.

Mesmo com o empate no total de títulos, o Brasil leva vantagem no quesito diversidade: tem 12 equipes campeãs da Libertadores, enquanto a Argentina conta com apenas oito, já que 21 das 25 taças foram conquistadas por somente quatro clubes. O Uruguai e a Colômbia têm dois representantes na lista, enquanto o Paraguai vê apenas o Olimpia como vencedor — o suficiente, porém, para aparecer bem no ranking, já que a equipe é tricampeã.

Veja o ranking de títulos da Libertadores por país

Brasil: 25 - Flamengo (4), Palmeiras (3), São Paulo (3), Santos (3), Grêmio (3), Cruzeiro (2), Internacional (2), Vasco da Gama (1), Corinthians (1), Atlético-MG (1), Fluminense (1) e Botafogo (1)

Argentina: 25 - Independiente (7), Boca Juniors (6), Estudiantes (4), River Plate (4), Racing (1), Argentinos Juniors (1), Vélez Sarsfield (1) e San Lorenzo (1)

Uruguai: 8 - Peñarol (5) e Nacional (3)

Paraguai: 3 - Olimpia

Colômbia: 3 - Atlético Nacional (2) e Once Caldas (1)

Chile: 1 - Colo-Colo

Equador: 1 - LDU