Com título de Palmeiras ou Flamengo, Brasil igualará Argentina em conquistas de Libertadores; veja todos os campeões

 

Fonte:


Pela primeira vez no continente, a Argentina não será mais o país com o maior número de títulos da Libertadores. O vencedor da final entre Palmeiras e Flamengo, marcado para às 18h neste sábado, será o responsável por garantir a 25ª conquista do principal torneio continental para o Brasil, igualando a marca dos hermanos.

Entre os clubes que mais levantaram a taça, no entanto, a vantagem segue para a Argentina: Independiente (sete títulos), Boca Juniors (seis) e River Plate (quatro) são os principais responsáveis para aumentar a conta (veja lista completa abaixo). Quem ganhar entre Palmeiras e Flamengo se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro e o oitavo time a atingir esta marca.

O uruguaio Peñarol é o único "intruso" na lista dos maiores campeões, e o vencedor deste sábado fará companhia a River Plate e Estudiantes no seleto grupo do tetra. No total, 28 times de sete nacionalidades faturaram a taça nas 66 edições da Libertadores: Paraguai, Colômbia, Chile e Equador também estão na lista, enquanto os clubes de Bolívia, Peru e Venezuela nunca levaram o troféu para casa.

O domínio argentino tem origem já nas primeiras edições da competição. Impulsionada pelo Independiente e pelo Estudiantes, o país conquistou nove títulos em onze anos (1964 a 1974). A arrancada brasileira começou justamente em Lima, há seis anos, quando o Flamengo quebrou um jejum de 38 anos e conquistou a Libertadores pela segunda vez.

Desde então, o troféu permanece no país, com mais um título rubro-negro (2022), duas conquistas do Palmeiras (2020 e 2021) e os triunfos do Fluminense e Botafogo nos dois últimos anos. Em caso de título, o time comandado por Filipe Luis garantirá também o quarto ano consecutivo de um clube carioca como o vencedor da Libertadores.

Veja a lista de todos os campeões da Libertadores:

Independiente-ARG: 7 títulos

Boca Juniors-ARG: 6 títulos

Peñarol-URU: 5 títulos

Estudiantes-ARG, River Plate-ARG: 4 títulos

Flamengo, Grêmio, Nacional-URU, Olimpia-PAR, Palmeiras, Santos, São Paulo: 3 títulos

Atlético Nacional-COL, Cruzeiro, Internacional: 2 títulos

Argentinos Juniors-ARG, Atlético-MG, Botafogo, Colo-Colo-CHI, Corinthians, Fluminense, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Racing-ARG, San Lorenzo-ARG, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG: 1 título