Com nova apreensão, PF apreende mais de 200 kg de ouro em Roraima em 2025

 

Fonte:


A Polícia Federal apreendeu 51,490 kg de ouro dentro de um avião de pequeno porte no Aeroporto Internacional de Boa Vista, na manhã desta terça-feira. A carga, dividida em 54 barras e avaliada em cerca de R$ 36,8 milhões, estava em uma aeronave que saiu de Itaituba, no Pará. O piloto foi preso, e outras três pessoas estavam a bordo no momento da ação.

Ciclomotores terão licença, capacete e placa, e bicicletas elétricas também ganham novas regras; veja o que muda em 2026

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião realizava transporte clandestino de passageiros e cargas. Além da prisão, o piloto teve suas habilitações suspensas, e a aeronave foi apreendida pela agência reguladora.

A operação desta terça marca a quinta apreensão de ouro em Roraima em apenas quatro meses, totalizando 214,7 kg confiscados pela União. Os casos anteriores envolveram:

103 kg apreendidos em 4 de agosto

11,6 kg em 10 de outubro

37,4 kg em 20 de outubro

10,2 kg em 22 de outubro

A apreensão foi realizada de forma integrada pela Polícia Federal, Anac e Casa de Governo, órgão federal responsável por coordenar ações contra o garimpo ilegal em Roraima.