Com Norris favorito ao título mundial, Fórmula 1 tem última corrida da temporada; veja os cenários

 

Fonte:


A faca e o queijo estão nas mãos de Lando Norris para se tornar campeão mundial no GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada da Fórmula 1 neste domingo, às 10h (a Band transmite). Líder do campeonato, o britânico precisa apenas chegar ao pódio no Circuito Yas Marina para não depender de outros resultados — há uma série de combinações que dão o troféu ao piloto da McLaren.

Aos 26 anos, Norris pode se tornar o 11º britânico a conquistar o Mundial de Pilotos da F1, juntando-se a lendas como Lewis Hamilton (7), Jackie Stewart (3) e Jim Clark (2).

Pelo treino classificatório de sábado, parece que Norris não precisará fazer contas. O britânico larga na segunda posição, atrás de Max Verstappen, da RBR, e à frente do companheiro Oscar Piastri. Basta controlar sua posição até fim para comemorar na bandeirada final nos Emirados Árabes Unidos.

O segundo lugar no grid, no entanto, não deixou o britânico muito satisfeito.

— Estou um pouco desapontado por não ter feito a pole position. Vou tentar vencer amanhã (hoje), esse é meu objetivo — disse Norris, que só ficou fora do pódio em seis das 23 corridas já disputadas.

O sentimento de Norris tem razão de ser. Sua missão no GP de Abu Dhabi só não é considerada mais fácil porque tem como principal adversário o tetracampeão Verstappen.

O primeiro lugar no grid arrancado na força do talento é a prova de que o holandês vive sua melhor fase técnica, evidenciada pelo carro da RBR bem abaixo da McLaren em boa parte da temporada.

Nas últimas corridas, o holandês aproveitou a melhora de sua equipe e os erros da McLaren para tirar a larga vantagem em relação a Oscar Piastri, que liderou parte do campeonato e agora é terceiro colocado, e Norris. A diferença na última corrida é de apenas 12 pontos (408 a 396).

Para alcançar o pentacampeonato e se igualar a Juan Manuel Fangio, Verstappen precisa fazer o que tem feito: acelerar forte e contar com algum problema ou erro do rival.

— Estou muito feliz com o resultado. É a única coisa que podemos fazer, e conseguimos — disse Verstappen, que conquistou a 48ª pole na carreira e a oitava no ano. — Vou tentar ganhar a corrida. Mas vamos precisar de um pouco de sorte, vamos ver o que acontece.

As chances de título

Lando Norris, piloto inglês da McLaren

Editoria de Arte

Lando Norris (408 pontos)

Pódio (1º–2º–3º): campeão independentemente dos rivais.

4º ou 5º: campeão se Verstappen não vencer.

6º ou 7º: campeão se Verstappen e Piastri não vencerem.

8º: campeão se Verstappen for 3º ou pior e Piastri não vencer.

9º: campeão se Verstappen for 4º ou pior e Piastri não vencer.

10º ou abaixo: campeão se Verstappen for 4º ou pior e Piastri for 3º ou pior.

Max Verstappen, piloto holandês da RBR

Editoria de Arte

Max Verstappen (396 pontos)

Vencer a corrida: campeão se Norris ficar fora do pódio.

2º lugar: campeão se Piastri não vencer e Norris terminar 8º ou pior.

3º lugar: campeão se Piastri não vencer e Norris terminar 9º ou pior.

Oscar Piastri, piloto australiano da McLaren

Editoria de Arte

Oscar Piastri (392 pontos)

Vencer a corrida: campeão se Norris for no máximo 6º e Verstappen não vencer.

2º lugar: campeão se Norris for no máximo 10º e Verstappen terminar até 4º.