Com Flamengo na final, Libertadores terá clube carioca na decisão pela quinta vez seguida
A classificação do Flamengo à final da Copa Libertadores, nesta quarta-feira, mantêm a sequência muito positiva dos clubes da Cidade Maravilhosa no torneio: são cinco decisões em que clubes do Rio de Janeiro estão decidindo o título continental. Não apenas Flamengo, como o Fluminense e Botafogo chegaram à grande final. O rubro-negro poderá se tornar o primeiro brasileiro a chegar ao quarto título da competição e pode contar com um retrospecto positivo dos cariocas para quebrar o recorde.
Das quatro decisões, os clubes venceram três. Em 2022, o Flamengo levou contra o Athlético-PR, pelo placar mínimo; em 2023, o Fluminense levou a melhor contra o Boca Júniors fazendo o mesmo 1 a 0; e, em 2024, o Botafogo venceu por 3 a 1 o Atlético-MG.
O rubro é o time que mais chegou em finais, entre os três rivais. Além da decisão de 2025 e de 2022, o time teve mais uma: 2021, contra o Palmeiras. A última, foi a única derrota entre as quatro disputas.
O duelo ficou lembrado pelo escorregão do meia Andreas Pereira, que permitiu ao atacante Deyverson fazer o gol do 2 a 1 e do título, no primeiro tempo da prorrogação.
Este mesmo Palmeiras pode voltar a ser um empecilho para o rubro-negro, caso passe pela LDU-EQU nesta quinta-feira, no jogo de volta, no Allianz Parque.
O time treinado por Abel Ferreira precisará de uma remontada para virar o placar agregado, que está em 3 a 0 para os equatorianos.
Mas além da sequência de finais, os times do Rio ainda podem somar uma sexta decisão nos últimos anos, se for considerada até 2019.
Finais de cariocas em sequência
2025 - Flamengo x Palmeiras/LDU ( Estádio Monumental, Peru)
2024 - Atlético-MG 1 x 3 Botafogo (Estadio Monumental, Argentina)
2023 - Boca Juniors 0 x 1 Flumiense (Maracanã)
2022 - Flamengo 1 x 0 Athlético-PR (Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Equador)
2021 - Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Estádio Centenário, em Montevidéu)
