Com Copa do Brasil só em dezembro, Fluminense pode focar no Brasileirão e na Sul-Americana para garantir Libertadores

 

Fonte:


Semifinalista da Copa do Brasil, o Fluminense terá que esperar cerca de três meses para disputar uma vaga na decisão contra o rival Vasco — os jogos de ida e volta serão nos dias 10 e 14 de dezembro, respectivamente. Mas a bola não para de rolar para o tricolor, que é o único time da Série A vivo em três competições. Ao mesmo tempo em que a equipe de Renato Gaúcho busca fechar o ano com chave de ouro, ela poderá, daqui para a frente, focar mais no Brasileiro e na Sul-Americana. Hoje, às 21h, no Maracanã, pelo campeonato nacional, enfrenta o Corinthians, que também está entre os quatro melhores do torneio eliminatório e duela com o Cruzeiro.

— Vamos focar na Sul-Americana, mas sem deixar o Brasileiro de lado. Quando faço alterações na equipe no campeonato, muitos acham que não é necessário, mas é sim, por conta do desgaste. Se estou promovendo mudanças, é porque confio em todos. As oportunidades surgem, e o jogador precisa estar preparado — ressaltou Renato após a vitória por 2 a 0 contra o Bahia.

No torneio continental, o Fluminense enfrentará o Lanús, na terça-feira (16), em Buenos Aires-ARG, pela primeira partida das quartas de final. Apesar do descanso da data Fifa, a tendência é que o treinador possa poupar alguns titulares contra o Timão diante de dois confrontos eliminatórios em menos de uma semana.

Cuidado com veteranos

Herói da classificação na Copa do Brasil, o ídolo e capitão, Thiago Silva, atuou os 90 minutos nos últimos três jogos (Bahia duas vezes e Santos). Prestes a completar 41 anos, no próximo dia 22, o zagueiro teve uma lesão na posterior da coxa direita, no início de agosto, o que o deixou quase um mês fora dos gramados. Quem também se machucou recentemente foi Samuel Xavier, que sofreu uma contusão no músculo anterior da coxa esquerda, na partida de ida contra o Bahia, pela Copa do Brasil. A previsão inicial foi de que o tratamento pode durar até seis semanas.

Thiago Silva marcou gol que garantiu classificação do Fluminense à semifinal da Copa do Brasil

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Apesar de haver mais cautela com os veteranos do elenco, o cenário de menos uma competição até o fim do ano indica que o time titular das copas deve, enfim, aparecer com mais frequência no Brasileiro. Além de contar com uma premiação mais robusta, o campeonato pode garantir ao clube uma vaga na Libertadores, o que não o deixaria dependente de conquistar um dos torneios eliminatórios para se classificar.

Com menos semanas cheias, Renato não só terá a oportunidade de colocar mais treinamentos em dia, como também pode ver jogadores pedindo passagem no time titular. É o caso de Lucho Acosta, que entrou bem no segundo tempo do jogo de volta contra o Bahia e deu mais opção de criação no ataque.

Memphis Depay fora

Três posições (12º) atrás do Fluminense no Brasileiro, o Corinthians de Dorival Júnior tem apenas a disputa do campeonato até as semifinais da Copa do Brasil. Com edema no músculo posterior da coxa direita, o holandês Memphis Depay é desfalque no confronto de hoje.