Coca-Cola troca os humanos por animais em um novo anĂșncio de Natal feito por IA

 

Fonte:


A Coca-Cola estĂĄ apostando mais uma vez na inteligĂȘncia artificial para celebrar o Natal, e, novamente, gerando debate. ApĂłs a repercussĂŁo negativa do ano passado, quando lançou um comercial festivo inteiramente criado por IA e recebeu crĂ­ticas por estĂ©tica estranha e pela substituição de artistas humanos, a marca decidiu repetir a experiĂȘncia. Mas, desta vez, trocou humanos por animais digitais, na tentativa de conquistar o pĂșblico e evitar o clima que incomodou tantos espectadores em 2024. Mas as crĂ­ticas vieram a todo vapor. 4 comerciais brasileiros que usaram IA para emocionar na TV ou na internet Pesquisa revela que marketing da OpenAI para ChatGPT nĂŁo vende bem a ideia da IA O que deu errado no Natal de 2024 Em 2024, a Coca-Cola lançou a primeira versĂŁo totalmente gerada por IA da icĂŽnica campanha “Holidays Are Coming”. O resultado? CaminhĂ”es deslizando sem girar as rodas, rostos humanos com expressĂ”es estranhas e uma atmosfera desconfortante, segundo as crĂ­ticas do pĂșblico. Coca Cola’s annual Christmas commercial has been created with AI this time. pic.twitter.com/xO72akwoBh -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das Ășltimas notĂ­cias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrĂ­veis.- — DiscussingFilm (@DiscussingFilm) November 15, 2024

O vĂ­deo viralizou pela rejeição. Profissionais criativos e consumidores criticaram o visual artificial e a percepção de que artistas estavam sendo substituĂ­dos pela tecnologia. AtĂ© celebridades do setor se manifestaram, acusando a empresa de “tirar sangue de artistas fora do mercado”. A discussĂŁo se estendeu para o impacto social da IA na indĂșstria criativa, transformando o comercial em sĂ­mbolo da tensĂŁo entre tecnologia e trabalho humano. Apesar das crĂ­ticas, a campanha gerou bilhĂ”es de visualizaçÔes, reforçando que a repercussĂŁo negativa tambĂ©m trouxe atenção. O que mudou no anĂșncio de 2025 Neste ano, a Coca-Cola voltou a usar IA, mas com mudanças estratĂ©gicas. Em vez de pessoas, o comercial traz ursos polares, pandas, focas e outros animais. A ideia Ă© minimizar os problemas de realismo humano.   A empresa afirma que a tecnologia evoluiu e que o acabamento visual estaria “dez vezes melhor”. A produção tambĂ©m foi mais ĂĄgil: segundo executivos, o processo que antes levaria um ano foi concluĂ­do em cerca de um mĂȘs, com equipes reduzidas, embora ainda com dezenas de profissionais humanos envolvidos. "A evolução desse tipo de tecnologia nos permitiu aprimorar nossos filmes e refinar nossa narrativa para criar um conteĂșdo que nossos clientes acolham e com o qual interajam. O filme do ano passado teve um desempenho excepcional e foi um sucesso entre os clientes, que Ă© o que mais importa para nĂłs", afirmou Pratik Thakar, vice-presidente global e chefe de IA generativa da The Coca-Cola Company, ao Mashable. Por que ainda hĂĄ crĂ­ticas em 2025 Mesmo com a nova abordagem, o anĂșncio nĂŁo escapou da controvĂ©rsia. ComentĂĄrios negativos nas redes sociais apontam que o resultado ainda parece artificial e que a estĂ©tica continua “desajeitada”. Outros mantĂ©m a crĂ­tica Ă©tica: dizem que uma marca com o peso da Coca-Cola deveria empregar artistas, nĂŁo substituĂ­-los, principalmente em uma campanha tĂŁo simbĂłlica para a cultura e para a publicidade mundial. Segundo Jason Zada, fundador da Secret Level, estĂșdio responsĂĄvel pela campanha, diz que levou cerca de um mĂȘs e uma equipe de 20 profissionais para criar o anĂșncio de 90 segundos: We are incredibly proud to have partnered with Coca-Cola for the second time for the “Holidays are Coming” AI film. Last year was a cultural milestone, and this year, through animated characters, we bring magic across the globe with the arrival of the Coca-Cola trucks. pic.twitter.com/Bs7Gmj09gD — Jason Zada (@jasonzada) November 3, 2025

Apesar das crĂ­ticas, hĂĄ tambĂ©m quem defenda o comercial da Coca-Cola, argumentando que a inteligĂȘncia artificial é apenas mais uma ferramenta criativa e que o conceito foi originalmente desenvolvido por humanos. Leia tambĂ©m: 5 dicas para vocĂȘ identificar se um vĂ­deo foi gerado por InteligĂȘncia Artificial O que tem no feed do AI Vibes da Meta? Por lĂĄ, sĂł se posta vĂ­deo gerado pela IA VÍDEO | SORA AI, O CHATGPT DE VÍDEO   Leia a matĂ©ria no Canaltech.