Coca-Cola troca os humanos por animais em um novo anĂșncio de Natal feito por IA
A Coca-Cola estĂĄ apostando mais uma vez na inteligĂȘncia artificial para celebrar o Natal, e, novamente, gerando debate. ApĂłs a repercussĂŁo negativa do ano passado, quando lançou um comercial festivo inteiramente criado por IA e recebeu crĂticas por estĂ©tica estranha e pela substituição de artistas humanos, a marca decidiu repetir a experiĂȘncia. Mas, desta vez, trocou humanos por animais digitais, na tentativa de conquistar o pĂșblico e evitar o clima que incomodou tantos espectadores em 2024. Mas as crĂticas vieram a todo vapor. 4 comerciais brasileiros que usaram IA para emocionar na TV ou na internet Pesquisa revela que marketing da OpenAI para ChatGPT nĂŁo vende bem a ideia da IA O que deu errado no Natal de 2024 Em 2024, a Coca-Cola lançou a primeira versĂŁo totalmente gerada por IA da icĂŽnica campanha âHolidays Are Comingâ. O resultado? CaminhĂ”es deslizando sem girar as rodas, rostos humanos com expressĂ”es estranhas e uma atmosfera desconfortante, segundo as crĂticas do pĂșblico. Coca Colaâs annual Christmas commercial has been created with AI this time. pic.twitter.com/xO72akwoBh -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das Ășltimas notĂcias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrĂveis.- â DiscussingFilm (@DiscussingFilm) November 15, 2024
O vĂdeo viralizou pela rejeição. Profissionais criativos e consumidores criticaram o visual artificial e a percepção de que artistas estavam sendo substituĂdos pela tecnologia. AtĂ© celebridades do setor se manifestaram, acusando a empresa de âtirar sangue de artistas fora do mercadoâ. A discussĂŁo se estendeu para o impacto social da IA na indĂșstria criativa, transformando o comercial em sĂmbolo da tensĂŁo entre tecnologia e trabalho humano. Apesar das crĂticas, a campanha gerou bilhĂ”es de visualizaçÔes, reforçando que a repercussĂŁo negativa tambĂ©m trouxe atenção. O que mudou no anĂșncio de 2025 Neste ano, a Coca-Cola voltou a usar IA, mas com mudanças estratĂ©gicas. Em vez de pessoas, o comercial traz ursos polares, pandas, focas e outros animais. A ideia Ă© minimizar os problemas de realismo humano.  A empresa afirma que a tecnologia evoluiu e que o acabamento visual estaria âdez vezes melhorâ. A produção tambĂ©m foi mais ĂĄgil: segundo executivos, o processo que antes levaria um ano foi concluĂdo em cerca de um mĂȘs, com equipes reduzidas, embora ainda com dezenas de profissionais humanos envolvidos. "A evolução desse tipo de tecnologia nos permitiu aprimorar nossos filmes e refinar nossa narrativa para criar um conteĂșdo que nossos clientes acolham e com o qual interajam. O filme do ano passado teve um desempenho excepcional e foi um sucesso entre os clientes, que Ă© o que mais importa para nĂłs", afirmou Pratik Thakar, vice-presidente global e chefe de IA generativa da The Coca-Cola Company, ao Mashable. Por que ainda hĂĄ crĂticas em 2025 Mesmo com a nova abordagem, o anĂșncio nĂŁo escapou da controvĂ©rsia. ComentĂĄrios negativos nas redes sociais apontam que o resultado ainda parece artificial e que a estĂ©tica continua âdesajeitadaâ. Outros mantĂ©m a crĂtica Ă©tica: dizem que uma marca com o peso da Coca-Cola deveria empregar artistas, nĂŁo substituĂ-los, principalmente em uma campanha tĂŁo simbĂłlica para a cultura e para a publicidade mundial. Segundo Jason Zada, fundador da Secret Level, estĂșdio responsĂĄvel pela campanha, diz que levou cerca de um mĂȘs e uma equipe de 20 profissionais para criar o anĂșncio de 90 segundos: We are incredibly proud to have partnered with Coca-Cola for the second time for the âHolidays are Comingâ AI film. Last year was a cultural milestone, and this year, through animated characters, we bring magic across the globe with the arrival of the Coca-Cola trucks. pic.twitter.com/Bs7Gmj09gD â Jason Zada (@jasonzada) November 3, 2025
Apesar das crĂticas, hĂĄ tambĂ©m quem defenda o comercial da Coca-Cola, argumentando que a inteligĂȘncia artificial é apenas mais uma ferramenta criativa e que o conceito foi originalmente desenvolvido por humanos. Leia tambĂ©m: 5 dicas para vocĂȘ identificar se um vĂdeo foi gerado por InteligĂȘncia Artificial O que tem no feed do AI Vibes da Meta? Por lĂĄ, sĂł se posta vĂdeo gerado pela IA VĂDEO | SORA AI, O CHATGPT DE VĂDEO  Leia a matĂ©ria no Canaltech.
