Cinco policiais morrem após colisão entre van e caminhão-tanque na Espanha
Cinco policiais morreram na manhã desta quarta-feira após a van em que viajavam colidir com um caminhão-tanque na rodovia AP-8, no País Basco, norte da Espanha. Os agentes seguiam para um curso de treinamento quando o acidente aconteceu nas proximidades de Elgoibar, entre as cidades de Bilbao e San Sebastián.
Helicóptero da Marinha britânica cai em área rural da Inglaterra
Mais de 700 golfinhos são mortos em um dia nas Ilhas Faroé em tradição viking; ambientalistas criticam prática anual
As vítimas integravam a Polícia Foral de Navarra, força policial da comunidade autônoma de Navarra. As identidades e idades dos cinco agentes ainda não haviam sido divulgadas pelas autoridades até a publicação desta reportagem.
O motorista do caminhão-tanque foi socorrido e levado a um hospital da região. Segundo informações preliminares, ele não corre risco de morte.
O acidente ocorreu por volta das 9h15 no horário local. Após a colisão, as autoridades interditaram a AP-8 nos dois sentidos para permitir o trabalho das equipes de resgate e a realização da perícia.
Os policiais seguiam para a Academia Basca de Polícia e Emergências, em Arkaute, quando ocorreu a batida. O centro de treinamento fica a cerca de 30 quilômetros do local do acidente.
Em declaração à imprensa local, o vice-presidente do governo de Navarra, Javier Remírez, lamentou a tragédia.
— Gostaria de transmitir, em nome do governo de Navarra, nossa mais profunda tristeza e consternação pela morte desses policiais. Nossos pensamentos estão com seus familiares, amigos e colegas. É um dia muito triste para a Polícia de Navarra. Perdemos cinco servidores públicos — afirmou.
Segundo Remírez, o ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e o rei Felipe VI também enviaram mensagens de condolências às famílias das vítimas e à corporação.
As circunstâncias da colisão ainda estão sendo investigadas pelas autoridades espanholas.
