Chuva de granizo: tempestade em Erechim (RS) deixa mais de 110 feridos e afeta 17 mil moradores

 

Fonte:


Uma chuva de granizo deixou mais de 110 feridos em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, neste domingo, e afetou ao todo 17,8 mil moradores. A prefeitura da cidade decretou situação de emergência. Pelo menos 19 pessoas ficaram desabrigadas por causa do temporal, que ainda gerou danos a 54 prédios públicos no município. As aulas foram cancelas nesta segunda-feira.

Um balanço da Defesa Civil divulgado às 7h15 desta segunda aponta que 73 pessoas foram atendidas no Hospital Santa Terezinha, outras 15 no Hospital de Caridade e mais 25 em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A imprensa local reportou que ao menos 20 bairros foram atingidos por pedras de gelo.

Ainda de acordo com a prefeitura, 15 escolas municipais, 20 estaduais, 12 unidades básicas de saúde (UBS), três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) sofreram danos na tempestade, além da Secretaria de Saúde. O atendimento ao público do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font foi suspenso.

Initial plugin text

Em vídeo publicado nas redes sociais, na manhã desta segunda, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirmou que não houve mortes no temporal. Segundo o político, as autoridades atuam no momento para restabelecer o quanto antes os serviços públicos e distribuem lonas para a população.

— Estamos aqui ainda fazendo a distribuição de lonas, para quem não pegou ainda. Quem já fez o cadastro e já pegou, ok. Quero reforçar que neste momento é sim, só a distribuição de lonas. Tem muita gente que ainda não pegou. As aulas estão suspensas, tem muitas escolas afetadas, municipais e estaduais. Nós já estamos providenciando o restabelecimento logo nessa parte e parte também das UBS. Muitas sofreram danos que vão precisar ser arrumados — destacou. — Não vai ser simples, mas nós vamos passar essa travessia e vamos nos recuperar. Vamos juntos.

Initial plugin text

Ao todo, 4.918 famílias foram afetadas pela chuva de granizo — ou 17.877 pessoas, diz a prefeitura.

Sete famílias desabrigadas foram levadas para um abrigo provisório num ginásio local. Outras três foram para o Abrigo Cidadão e nove, para um abrigo terceirizado.