China repudia ataque dos EUA à Venezuela e diz que ação viola direito internacional

 

Fonte:


O governo chinês condenou o ataque americano à Venezuela neste sábado (3), que terminou na captura do presidente Nicolás Maduro. Em nota publicada no X e traduzida pela Embaixada da China no Brasil, o país afirma que a ação viola gravemente o direito internacional. Leia:

"A China está profundamente consternada e condena com veemência o uso flagrante da força pelos EUA contra um Estado soberano e seu presidente.

Tais atos hegemônicos violam gravemente o direito internacional e a soberania da Venezuela, ameaçando a paz na América Latina e no Caribe.

A China se opõe firmemente e conclama os EUA a respeitarem o direito internacional e a Carta da ONU, e a cessarem a violação da soberania e da segurança de outros países."

Initial plugin text

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país americano vai administrar interinamente a Venezuela até que uma transição de governo possa ser feita com segurança. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva neste sábado em Palm Beach, na Flórida.

Trump não detalhou como essa administração será feita, quem será o responsável por ela ou por quanto tempo ela vai durar.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa dele Cilia Flores, foram capturados pelo exército dos Estados Unidos na madrugada deste sábado.