Cerimônia do Nobel da Paz: Maria Corina Machado está a caminho de Oslo, na Noruega

 

Fonte:


Daniela Franco, da RFI, destaca que a opositora venezuelana Maria Corina Machado, que inicialmente não receberia o prêmio Nobel da Paz presencialmente, está a caminho de Oslo, capital da Noruega, onde ocorrerá a cerimônia. O Instituto Nobel confirmou que Maria Corina está em segurança e faz uma viagem delicada sem previsão de chegada.

A opositora venezuelana ganhou o prêmio como forma de reconhecimento aos esforços pela transição democrática no país. A cerimônia está marcada para as nove da manhã pelo horário de Brasília.

A instituição anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que não tinha informações sobre o paradeiro de Maria Corina. Ao que tudo indica, o programa inicial deve ser seguido, a opositora venezuelana deve ser representada pela filha, Ana Corina Souza, que deve pronunciar um discurso na cerimônia que vai ser realizada na prefeitura de Oslo.

O prêmio Nobel da Paz foi concedido a Maria Corina Machado, em 10 de outubro, em reconhecimento aos esforços pela transição democrática na Venezuela. Ela vive na clandestinidade na Venezuela desde agosto de 2024, poucos dias depois de ela ter sido impedida de disputar a eleição presidencial.

A última aparição pública da Maria Corina Machado foi em 9 de janeiro, durante uma manifestação na capital caracas, contra a posse do Nicolás Maduro para o terceiro mandato dele.

A mãe da Maria Corina Machado está em Oslo. Também participam do evento, três irmãs de Maria Corina, três filhos dela, incluindo a que fará o discurso, e também chefes de Estado latino-americanos alinhados ideologicamente à opositora venezuelana.

O presidente da Argentina, Javier Milei, e os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, do Equador, Daniel Noboa, e do Panamá, José Raúl Mulino, confirmaram presença na cerimônia.