Casal britânico idoso é solto no Afeganistão após 7 meses de prisão pelo Talibã

 

Fonte:


Barbie e Peter Reynolds, cidadãos britânicos detidos pelo Talibã

Arquivo Pessoal

Um casal britânico idoso que havia sido detido pelo Talibã no Afeganistão em fevereiro foi libertado e levado para Doha após mediação do Catar, disse um funcionário com conhecimento do assunto à Reuters nesta sexta-feira.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Barbie e Peter Reynolds, cuja família havia manifestado sérias preocupações quanto à saúde deles e à capacidade de sobreviver sob custódia do Talibã, foram detidos pelo Ministério do Interior do grupo em 1º de fevereiro.

As autoridades afegãs prenderam quatro pessoas — dois cidadãos britânicos, uma sino-americana e o intérprete deles —, informou à época um porta-voz do Ministério do Interior à Reuters.

O Catar esteve em negociações com as autoridades do Talibã por vários meses, em coordenação com o governo britânico e com a família do casal, para garantir a libertação, disse o funcionário.

“Durante os oito meses de detenção — em grande parte mantidos separados —, a embaixada do Catar em Cabul lhes deu apoio essencial, incluindo acesso ao médico, entrega de medicamentos e comunicação regular com a família”, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores britânico não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

A BBC, citando fontes oficiais do Talibã, informou em fevereiro que dois cidadãos britânicos, acreditados como trabalhadores de uma ONG na província central afegã de Bamiyan, haviam sido detidos. Citou um funcionário dizendo que eles foram presos após usarem um avião sem informar as autoridades locais.

O casal foi preso junto com uma amiga sino-americana, Faye Hall, e um tradutor de sua empresa de treinamentos, informou a agência britânica PA.

O Catar tem trabalhado para garantir a libertação de estrangeiros detidos no Afeganistão desde que o Talibã chegou ao poder em 2021. Os negociadores do Estado árabe do Golfo já ajudaram a obter a libertação de pelo menos três americanos somente em 2025.

Países ocidentais, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, fecharam suas embaixadas e retiraram seus diplomatas quando o Talibã tomou o controle do Afeganistão em 2021.

O Reino Unido desaconselha seus cidadãos a viajarem ao Afeganistão, alertando para os riscos de detenção.

O casal britânico vinha conduzindo projetos em escolas no Afeganistão há 18 anos, decidindo permanecer no país mesmo após a tomada de poder pelo Talibã, segundo o Sunday Times.