'Canal de Suez sobre trilho': trem de alta velocidade ligará Mar Vermelho ao Mediterrâneo

 

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Operários começaram a instalar os trilhos no deserto a leste do Cairo para construir o primeiro trem de alta velocidade do Egito, que ligará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. O projeto, descrito pelo Ministro dos Transportes, Kamel al-Wazir, como um "novo Canal de Suez sobre trilhos", tem previsão de conclusão para 2026 e transportará passageiros e cargas por 660 km em cerca de três horas.

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A Linha Verde, como é chamada, é o mais recente de uma série de megaprojetos realizados na última década pelo governo do presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi. A joia da coroa deste projeto de infraestrutura é a ainda pouco povoada Nova Capital Administrativa, a leste do Cairo, construída a um custo de US$ 58 bilhões (cerca de R$ 320 bilhões).

Em 2021, o Egito assinou um contrato de US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 24,8 bilhões) com um consórcio que inclui a alemã Siemens para construir a Linha Verde, a primeira das três linhas ferroviárias de alta velocidade planejadas para o país. As autoridades esperam que a rede de quase 2.000 km transporte 1,5 milhão de pessoas diariamente.

Linha Verde, como é chamada, é o mais recente de uma série de megaprojetos realizados na última década pelo governo do presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi

Khaled Desouki/AFP

A atual rede ferroviária do Egito, utilizada por um milhão de pessoas diariamente, sofre com deficiências de infraestrutura e manutenção que causaram quase 200 acidentes em 2024, segundo dados oficiais.

A Linha Verde atravessará o norte do país, de Ain Sokhna, no Mar Vermelho, a Marsa Matrouh, no Mediterrâneo, passando por duas cidades satélites do Cairo: a Nova Capital Administrativa, a leste, e a Cidade 6 de Outubro, a oeste, onde se encontra o único porto seco do Egito.

Planejamento Urbano

De acordo com Tarek Goueili, chefe da Autoridade de Túneis, a rede ferroviária modernizada do Egito transportará 15 milhões de toneladas de carga por ano, 3% do volume que passa anualmente pelo Canal de Suez. A Linha Verde também é uma importante iniciativa de planejamento urbano.

"A linha de alta velocidade aliviará a pressão sobre a Grande Cairo e incentivará o surgimento de novos polos de crescimento", comentou Faical Chaabane, da empresa francesa Systra, responsável pela construção da ferrovia.

Projeto tem previsão de conclusão para 2026 e transportará passageiros e cargas por 660 km em cerca de três horas

Khaled Desouki/AFP

Em uma estação deserta que a Systra mostrou a jornalistas, operários ergueram um imponente teto geométrico sobre seis trilhos. Grande parte da Nova Capital Administrativa ainda está em construção, e os trabalhadores chegam diariamente de ônibus.

"Ninguém vai morar aqui. Construímos todo esse projeto, mas ele só servirá para turistas e carga", disse Mohamed, um operário da construção na estação, à AFP.

O deserto cobre a maior parte dos 8 milhões de quilômetros quadrados do país, e a maioria de seus 108 milhões de habitantes vive em construções às margens do Rio Nilo e seu delta. Após a inauguração da Linha Verde, serão inauguradas a Linha Azul, que percorrerá o Nilo ligando Cairo a Aswan, e a Linha Vermelha, que conectará as cidades de Hurghada, Safaga e Luxor.