Campeão com asterisco? Flamengo é o maior vencedor? Enea ou octa? Entenda polêmicas nas redes após dobradinha rubro-negra
O título do Campeonato Brasileiro do Flamengo, conquistado ontem, após vencer o Ceará por 1 a 0, no Maracanã, reacendeu alguns velhos debates nas redes sociais. Os torcedores rivais questionaram a quantidade de taças do rubro-negro, enquanto os flamenguistas acreditam que o clube é o detentor do posto de maior campeão da competição.
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, também entrou na onda e cutucou o Flamengo, mas pela não expulsão de Pulgar pela entrada em Bruno Fuchs, na final da Libertadores, vencida pelo rubro-negro, no último sábado.
Enea ou Octa?
O Flamengo conquistou mais uma vez o Brasileirão, mas a polêmica que sempre surge é a quantidade de títulos do rubro-negro na competição. Isso porque há um embate quanto ao nacional de 1987, torneio que a Justiça e a Fifa consideram o Sport vencedor. Desta forma, a dúvida é se o Fla conquistou o octacampeonato ou o eneacampeonato.
O título de 1987 é dado tanto para o Flamengo quanto para o Sport. Na ocasião, o time carioca conquistou a Copa União, também chamada de módulo verde, disputada e organizada pelos principais clubes do país após a CBF reconhecer sua incapacidade para gerir a competição. Só que a entidade estabeleceu que os dois primeiros colocados deste torneio deveriam enfrentar os do módulo amarelo, espécie de segunda divisão, para que o vencedor deste cruzamento fosse declarado o campeão brasileiro daquele ano.
Flamengo e Internacional, vice da Copa União, não aceitaram participar desta disputa. Com isso, o título ficou com o Sport, que vencera o Guarani. Desde então, rubro-negros carioca e pernambucano passaram a disputar nos tribunais o reconhecimento de campeão brasileiro de 1987. Em 2011, a CBF chegou a considerar ambos vencedores. Mas o clube de Recife obteve decisão favorável na Justiça, que negou em todas as instâncias os recursos dos flamenguistas.
Flamengo é o maior campeão brasileiro?
Em 2010, CBF decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com isso, o Palmeiras passou a ter mais quatro títulos nacionais reconhecidos, e atualmente soma 12 taças, o maior campeão da competição.
Atrás, aparece o Flamengo, com nove conquistas. O time rubro-negro, no entanto, não foi beneficiado pela CBF com o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 2010, e faturou todos os seus troféus depois de 1971. Isso fez com que surgisse nas redes sociais alguns torcedores apontando o clube carioca como o maior campeão do Brasileirão, já que a equipe não precisou da unificação.
Campeão com asterisco
Após o título do Flamengo, o técnico Abel Ferreira voltou a cutucar o time rubro-negro. Na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG, o treinador português reclamou da expulsão de Piquerez e comparou com o lance de Pulgar em cima de Bruno Fuchs na final da Libertadores, sábado, contra a equipe rubro-negra.
— O Palmeiras é um clube diferente e especial, e mais do que tudo sou um treinador de relações. A mim só me engana quem eu quero. Hoje aconteceu um lance exatamente igual ao da final da Libertadores (da expulsão de Piquerez). Os títulos que ganhei no Palmeiras não têm asteriscos. E aos palmeirenses vou dizer o seguinte: a mim, como vosso treinador, só me engana quem eu quero.
— Sim, perdemos, fomos vice. Este ano fomos vice em quase todas as competições. Mas viram o beijo que dei na medalha (da Libertadores)? Foi um beijo na medalha e no símbolo do Palmeiras, tenho orgulho de ser palmeirense. Não há asterisco. Ganhamos, perdemos, mas não há asteriscos em nossos títulos.
