Câmara define pauta econômica e adia temas polêmicos para 2026

 

Fonte:


A Câmara dos Deputados definiu uma pauta mais consensual para esta semana - a última do ano de trabalhos no Congresso -, com foco em projetos da área econômica. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15), durante reunião de líderes realizada na residência oficial da Presidência da Casa.

Segundo o que ficou acordado, o plenário deve votar ainda nesta segunda-feira o relatório da segunda etapa da reforma tributária, que trata das modificações feitas pelo Senado ao texto aprovado anteriormente pelos deputados.

Para esta terça-feira (16), está prevista a análise do projeto que prevê um corte linear nos benefícios fiscais. A proposta estima uma redução da renúncia fiscal de cerca de R$ 20 bilhões, valor considerado pelo governo essencial para o fechamento do Orçamento de 2026.

Temas considerados mais polêmicos foram adiados para o próximo ano. Entre eles, estão a PEC da Segurança Pública, relatada pelo deputado Mendonça Filho, e o chamado PL Antifacção, que enfrentam divergências entre os líderes partidários.

Ainda na área econômica, a previsão é de que o Orçamento do próximo ano seja votado na próxima quinta-feira (18).