Brasileiro que foi voluntário na guerra na Ucrânia morre em acidente de parapente em SC
O piloto de parapente que morreu neste sábado depois de colidir contra uma árvore durante uma manobra em Penha, no Norte de Santa Catarina, foi identificado como Thiago Ohlson. Os socorristas foram acionados e localizaram-no já sem vida, com várias fraturas pelo corpo. O caso foi registrado por volta de 15h30, no Mirante da Praia Vermelha, e a morte foi constatada no local, segundo os bombeiros.
Nas redes sociais, Ohlson se descrevia como um "aventureiro" e "piloto acrobata". Ele tinha experiência na condução de paraglider e em voos de instrução. O profissional costumava compartilhar imagens de manobras e saltos com alunos. No último ano, as postagens radicais na região da Praia Vermelha, onde morava e trabalhava, se intercalaram com as de outro desafio: seu voluntariado na guerra na Ucrânia.
Pelo Instagram, rede em que soma mais de 34 mil seguidores, Ohlson mostrou os treinamentos, a rotina dos combatentes em meio ao conflito e os momentos de tensão na linha de frente. O brasileiro voltara da guerra em novembro, quando retomou as atividades de voo.
"Vi a dor de perto, senti o peso do silêncio, e entendi que nem sempre o sorriso cabe no rosto… mas ele ainda cabe na alma. Agora volto pra casa. Não sou mais o mesmo que partiu sou alguém que aprendeu a valorizar cada abraço, cada amanhecer, cada olhar sincero. O corpo retorna ao Brasil, mas o coração ainda carrega histórias que ninguém vê", escreveu ele, em postagem naquele mês.
Initial plugin text
Em sua última postagem no Instagram, Ohlson fez uma ode à própria liberdade.
"Vivendo a minha vida do meu jeito, sem pedir permissão, sem baixar a cabeça, sem aceitar o que não soma. Escolhi a minha paz antes de qualquer coisa, porque ela vale mais que opiniões, mais que explicações, mais que qualquer barulho. Gosto de surfar, faço meus voos de parapente, amo ver o nascer do sol encontrar um lugar tranquilo pra beber um vinho e ficar sozinho. E mais legal de tudo isso é que eu curto ficar comigo mesmo, na minha própria companhia. Enquanto alguns tentam entender eu sigo vivendo", ressaltou.
Initial plugin text
Nos comentários, amigos e seguidores se despediram de Ohlson e fizeram homenagens.
"Ah, meu amigo, você foi brilhar no céu. Nós estaremos sempre olhando nossa estrelinha radiante lá em cima", escreveu uma amiga. "Você foi uma pessoa excepcional, Thiago! Bons ventos sempre", destacou um internauta. "Descansa, irmão", disse uma terceira. "Exemplo de liberdade e coragem", afirmou outro.
