Brasil terá primeiro lançamento de foguete comercial nesta quarta-feira (17)

 

Fonte:


Pela primeira vez, um foguete comercial será lançado em território nacional nesta quarta-feira (17), às 15h45. A janela de lançamento vai até o dia 22 de dezembro, marcando a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais.

A missão espacial, batizada de Operação Spaceward, vai partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O foguete HANBIT-Nano foi produzido por uma empresa sul-coreana e passou pelo processo de montagem e integração das peças no Brasil.

Com 21 metros de altura e 20 toneladas, a estrutura é equivalente a um prédio de sete andares. Dentro dele, cinco satélites e três experimentos estarão a bordo. Entre os satélites, apenas um é estrangeiro: todos os outros foram produzidos aqui no Brasil. Os materiais foram desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais.

Primeiro foguete comercial será lançado no Brasil

Divulgação/INNOSPACE

O diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel Clóvis Martins de Souza, reforçou a importância da missão, que é estratégica para setores como de tecnologia:

"Trata-se do primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro. Um marco histórico para o país. Este será um voo inaugural a partir do Brasil, simbolizando a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais. A expectativa para o lançamento é grande", contou.

Um dos satélites que o foguete levará para o espaço é o PION-BR2. Ele foi desenvolvido por alunos do ensino médio da Escola Professor Aquiles Batista, da rede estadual maranhense. A atividade faz parte do projeto “Cientistas de Alcântara”, que é realizado pela Universidade Federal do Maranhão. O objetivo é estimular o interesse de estudantes e professores de escolas públicas em atividades espaciais.

Gabryela dos Santos, de 19 anos, está no 3º ano do ensino médio na Escola Professor Aquiles e foi uma dos que ajudaram na produção do software do satélite:

"Desde 2023, a gente vem acompanhando o projeto, que se tornou uma disciplina para mim. Assim como eu estudo a física e a química, eu estudei no projeto a física, a química e a ciência por trás de um satélite, de um microsatélite. A expectativa é enorme. A gente tá tendo acesso onde estudantes não tinha esse acesso, principalmente os estudantes alcantarense", celebrou.

Inicialmente, a Operação Spaceward aconteceria em novembro, mas foi adiada pela necessidade de aprimorar o processamento que avalia o desempenho de voo.

A missão acontece 22 anos depois que um foguete explodiu na base de Alcântara e matou 21 profissionais que trabalhavam ali, em agosto de 2003. O acidente aconteceu porque a aeronave, que seria lançada três dias depois, deu partida antecipada enquanto passava por ajustes finais. As vítimas morreram na hora. O foguete levaria para o espaço o primeiro satélite de fabricação nacional naquele ano.