Brasil segue entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025, aponta ranking internacional

 

Fonte:


O Brasil voltou a figurar entre os dez países mais perigosos do planeta em 2025, segundo o índice de conflitos da ONG Armed Conflict Event Location and Data Project (ACLED), que mede violência, risco a civis e atuação de grupos armados; o país aparece na sétima colocação da lista, entre o Equador, que ficou em sexto e é o único outro país sul-americano do ranking, e o Haiti, que ficou em oitavo. Apesar de ter caído uma colocação em relação a 2024, quando estava em 6º lugar, o Brasil se mantém pelo segundo ano consecutivo no top 10 global.

Apagão em SP: peru de Natal, marmitas e carnes de churrasco vão para o lixo após dias sem energia

Veja também: Peão fratura costela após desmaiar e ser pisado por touro em rodeio no interior de SP; vídeo

De acordo com o relatório da ACLED, a atuação de grupos criminosos e as disputas por controle territorial foram determinantes para o mau-desempenho brasileiro. Um dos episódios citados pelo documento é o da mega-operação policial contra o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes. Ao longo de 2025, o Brasil registrou 9.903 eventos relacionados à violência, segundo a organização.

O levantamento avalia quatro indicadores principais: mortalidade, perigo para civis, abrangência geográfica da violência e número de grupos armados. Segundo a ACLED, Brasil, México, Equador e Haiti compartilham, em 2025, uma deterioração significativa da segurança, com os efeitos mais intensos sentidos ao longo do ano.

O ranking é liderado por Palestina, Mianmar e Síria, países afetados por guerras prolongadas. O México aparece em 4º lugar, mantendo a mesma posição de 2024, enquanto o Equador figura pela primeira vez no top 10 após subir 36 posições em um ano, também impulsionado por confrontos entre facções criminosas.

São Paulo: Polícia investiga morte de homem que se engasgou em torneio de comer melancias

O relatório destaca ainda que o Brasil ocupa posições elevadas em diferentes indicadores: 9º lugar em letalidade, 4º em perigo para civis e 4º em fragmentação, além da 30ª colocação em difusão da violência. O texto do anúncio do índice ressalta que: “Myanmar, México, Brasil e Nigéria se mantiveram consistentemente em posições elevadas em todos os quatro indicadores do Índice”.

Apesar da presença de países em guerra, como Ucrânia e Rússia, apenas no top 20, o ranking reforça que a violência ligada ao crime organizado mantém o Brasil e outros países latino-americanos entre os mais perigosos do mundo em 2025.

Ranking dos 10 países mais perigosos do mundo em 2025 segundo a ACLED:

Palestina

Mianmar

Síria

México

Nigéria

Equador

Brasil

Haiti

Sudão

Paquistão