Botafogo rebaixa Fortaleza e agora e torce por vaga direta na Libertadores
O Botafogo se despediu do Brasileirão com dever quase cumprido. A vitória por 4 a 2 sobre o Fortaleza, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, deu ao time o sexto lugar na competição. No momento, o alvinegro está na pré-Libertadores, mas continua na torcida pela vaga direta na competição internacional.
O futuro do Botafogo depende, agora, de Fluminense ou Cruzeiro. Um deles precisa ganhar a Copa do Brasil para abrir mais uma vaga direta no torneio continental. O alvinegro terá que esperar pelo menos uma semana para dar inÃcio ao planejamento da temporada 2026. As semifinais serão definidas no dia 14 entre Fluminense x Vasco e Cruzeiro x Corinthians.
Já o Fortaleza foi rebaixado para a Série B. Com a derrota e os resultados dos jogos do Internacional e do Vitória, a equipe cearense vai disputar a segunda divisão.
Jogo disputado
Em um jogo em que a vitória era imprescindÃvel para os dois times alcançarem os objetivos (vaga direta na Libertadores para o Botafogo, a depender também do confronto entre Fluminense e Bahia, e permanência na Série A para o Fortaleza sem se preocupar com outros resultados), o forte calor deste domingo no Rio de Janeiro acabou dando o tom do jogo no primeiro tempo.Â
Apesar do campo quase todo sombreado, a bola rolou lenta nos primeiros minutos. E o Fortaleza se aproveitou disso. Trabalhou bem a bola no meio-campo, foi abrindo espaços e chegou ao gol com mais frequência que o alvinegro nos minutos iniciais. Para quem lutava contra o rebaixamento, sabia-se que a vontade não faltaria. Foi numa roubada de bola de Pikachu que se iniciou o lance do gol cearense. Breno Lopes recebeu livre na entrada da área e acertou uma bomba no ângulo de Raul.
Aos poucos, o Botafogo foi tomando fôlego e dominando o meio-campo. Por meio de algumas jogadas individuais conseguiu alcançar a área, mas com pouca efetividade. O centroavante do time teve as melhores chances. Na primeira, se enrolou com a bola na pequena área. Na segunda, cabeceou na trave.Â
Assim como para o Fortaleza, os caminhos só se abriram de longe para o alvinegro. Marlon lançou a bola na área do Fortaleza, a defesa tirou e a sobra caiu nos pés de Montoro. Sem marcação, ele ajeitou e colocou no ângulo de Brenno nos acréscimos do primeiro tempo.Â
O que faltou de emoção no primeiro tempo, sobrou no segundo. Bastou o juiz apitar o reinÃcio de jogo que o alvinegro mostrou que queria encerrar a temporada em grande estilo na sua casa. Aos 2 minutos, Vitinho cruzou, e Arthur Cabral, de peixinho, colocou nas redes.Â
Minutos depois, o jogo parecia se encaminhar para uma vitória tranquila do Botafogo. Montoro puxou contra-ataque e tocou para Barrera, que driblou o zagueiro e tocou no canto. Porém, o VAR foi acionado e identificou mão na bola de Marçal em jogada de ataque do Fortaleza. Gol anulado e pênalti marcado. Bareiro cobrou bem e empatou a partida.
O empate não era o suficiente para o Botafogo ficar com a vaga direta na Libertadores sem depender do vencedor da Copa do Brasil — àquela altura, o 0 a 0 no placar do Maracanã era o resultado que o alvinegro precisava para ficar no G5. E também rebaixava o Fortaleza, pois o Internacional vencia o Bragantino por 3 a 0 e o superava no saldo de gols.
Sabendo disso, os times buscaram a vitória nos 15 minutos finais. E o Botafogo foi mais competente. Aos 38 minutos, Santiago RodrÃguez cobrou escanteio, Marçal ganhou da defesa e cabeceou no canto para dar a vitória. Ainda deu tempo de mais um: nos acréscimos, Mateo Ponte chutou cruzado da direita, fechou o placar e rebaixou o Fortaleza. A vaga direta na Libertadores, no entanto, vai ter que ser na torcida por Fluminense e Cruzeiro.
