Bortoleto justifica manobra e batida em Interlagos: 'Preciso brigar em algum momento'
Gabriel Bortoleto sofreu um forte acidente na última volta da corrida sprint do GP de São Paulo ao tentar ultrapassar Alexander Albon e acabou ficando de fora da classificação por conta dos danos em sua Sauber O segundo dia de atividades do GP de São Paulo da Fórmula 1 ficou marcado por um forte acidente de Gabriel Bortoleto na corrida sprint. O piloto da Sauber brigava pelo 10º lugar com a Williams de Alexander Albon e tentou um mergulho ao final da reta principal na última volta, mas acabou perdendo o controle na pista úmida, batendo de forma violenta tanto no muro interno dos boxes quando na barreira de pneus externa.
A Sauber até tentou reconstruir todo o carro a tempo da classificação na tarde deste sábado (8), mas não foi possÃvel e Gabriel sequer chegou a ir para a pista na sessão. Com isso, Bortoleto vai largar em último neste domingo no GP de São Paulo, sua primeira corrida em casa. Questionado pela CBN sobre o acidente e a tentativa de ultrapassagem, o paulista de 21 anos defendeu a manobra e disse que precisa ser mais agressivo.
"Falei para o meu pai isso hoje, é uma boa pergunta para mim. Eu estava acostumado a brigar na frente nas categorias anteriores e agora na Fórmula 1 não tenho o carro para isso ainda. Então, eu preciso começar a brigar em algum momento e durante todo o ano inteiro eu acho que estive recuando e não brigando, mas acho que preciso aprender e testar coisas também. Porque, no dia em que, espero, eu tiver um carro para brigar por campeonatos, eu não posso cometer esses erros. E acredito que incidentes como o de hoje criam pilotos melhores. Todos fizeram isso, se for olhar o Max Verstappen no começo da sua carreira e como era"
Sauber até tentou, mas não conseguiu remontar carro de Bortoleto para a classificação
Reprodução / Fórmula 1
"Mas hoje eu fiz a manobra na volta anterior, que foi boa e não batemos, mas não sei. Estava molhado, eu bati no muro, não foi nem no Alex [Albon] e acabei no muro. Peço desculpas para ele, porque vi que a minha asa dianteira acabou acertando o carro dele, não sei se ele teve danos por conta disso ou não. Mas a vida anda e espero poder aprender com os meus erros no futuro também"
Será apenas a segunda vez na temporada que Bortoleto vai largar na última posição. A única outra ocasião foi no GP da Arábia Saudita. LÃder do campeonato, Lando Norris teve um sábado praticamente perfeito. Depois de vencer a corrida sprint, o britânico garantiu a pole-position e tem uma chance de ouro para aumentar ainda mais sua vantagem no Mundial de Pilotos para o australiano Oscar Piastri, que larga apenas em quarto.
O jovem Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, largará em segundo, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, e Piastri. Isack Hadjar, George Russell, Liam Lawson, Oliver Bearman, Pierre Gasly e Nico Hülkenberg completam os dez primeiros da classificação. A largada para o GP de São Paulo neste domingo está marcada para às 14h.
