Bombeiros resgatam 56 pessoas de afogamento no litoral norte de SP durante o fim de semana de carnaval
Com temperaturas elevadas e o feriado prologando de carnaval, as praias do litoral Norte de São Paulo receberam mais de 845 mil turistas e os bombeiros tiveram trabalho para evitar mortes em casos de afogamento. Balanço parcial divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP) referente ao final de semana de carnaval, mostra que foram resgatadas do mar 56 pessoas.
Naufrágio no AM: corpo é encontrado durante buscas no Rio Amazonas
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), do Corpo de Bombeiros, o domingo (15) foi o dia com mais registros de vítimas salvas, com 34 resgates em diferentes pontos da cidade de São Sebastião. Houve ainda quatro salvamentos em Ilhabela e dois em Ubatuba. A temperatura no domingo bateu em 32 graus em São Sebastião. Já no sábado foram 16 banhistas salvos.
Ainda na sexta-feira, o cientista político e um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), José Alvaro Moisés, de 81 anos, morreu afogado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral Norte. O GBMar informou que guarda-vidas foram acionados por banhistas, por volta das 17h40, para atender um homem de 81 anos que foi encontrado inconsciente na faixa de areia. Houve apoio de viaturas de resgate e suporte médico, mas o professor não resistiu.
Entre as ocorrências, houve o salvamento de um banhista que ficou à deriva no mar. Durante patrulhamento preventivo, o helicóptero Águia 11 da Polícia Militar avistou a vítima sobre uma pequena prancha, com dificuldades para retornar à faixa de areia. Guarda-vidas foram lançados ao mar e realizaram o resgate com o uso de uma rede, conduzindo o homem em segurança até a praia.
Áreas de risco e desrespeito à sinalização
Em outro ponto do litoral, dois afogamentos ocorreram simultaneamente e envolveram duas adolescentes, de 15 e 12 anos. Guarda-vidas entraram imediatamente no mar para o resgate. A mais nova precisou de atendimento médico, mas passa bem.
Também foi registrada uma ocorrência envolvendo cinco jovens, com idades aproximadas de 25 anos, que entraram no mar em área sinalizada com alerta de “perigo”. Eles foram arrastados pela correnteza. Os bombeiros avistaram o grupo e todos foram retirados da água com vida.
O GBMar informa que a maioria das ocorrências está relacionada ao desrespeito à sinalização e à entrada em áreas de risco, especialmente em dias de grande movimento nas praias. Os bombeiros orientam que banhistas respeitem as recomendações dos guarda-vidas, evitem locais não sinalizados e redobrem a atenção às condições do mar.
