Bolsonaro deve receber alta hospitalar nesta quinta-feira (1º) pela manhã
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve deixar o Hospital DF Star, em Brasília, nesta quinta-feira, dia 1º de janeiro. Em coletiva de imprensa nesta quarta (31), a equipe médica afirmou que Bolsonaro teve uma boa recuperação após a cirurgia realizada ontem, do bloqueio do nervo frênico esquerdo. Depois do procedimento, houve diminuição das crises de soluço.
Segundo a equipe médica, Bolsonaro deve ser liberado por volta de 9 horas da manhã.
Esse foi o quarto procedimento cirúrgico realizado no ex-presidente Jair Bolsonaro desde o último dia 24 de dezembro, quando ele deu entrada no Hospital DF Star.
Ainda segundo os médicos, Bolsonaro apresentou um pico hipertensivo durante a cirurgia, mas se recuperou bem ao longo da noite e tem um quadro de saúde considerado estável.
Nas próximas horas, inclusive, Bolsonaro poderá ter acesso a banho de sol dentro do hospital. Estava prevista também uma endoscopia digestiva alta na manhã de hoje, que foi realizada e, segundo os médicos, confirmou um diagnóstico já conhecido de gastrite e esofagite erosiva, provavelmente causadas pelas constantes crises de soluço.
Em relação à apneia do sono, Bolsonaro deverá seguir recomendações médicas com o uso de um aparelho, principalmente durante o período da noite, já que ele apresenta cerca de 50 episódios de apneia por hora durante o sono.
Os médicos avaliam que houve uma piora no estado emocional do ex-presidente. Ele vai continuar fazendo uso de medicamentos controlados. O próprio Bolsonaro solicitou o uso de um medicamento antidepressivo, mas, como apresentou espasmos típicos desse remédio durante a madrugada, foi necessária a interrupção da medicação.
Ainda de acordo com os médicos, quando retornar à superintendência da Polícia Federal, o ex-presidente deverá ser acompanhado pela equipe médica. Segundo esses especialistas, eles terão livre acesso à estrutura de saúde do Exército no Planalto. No local, não há equipe de enfermagem permanente, por isso Bolsonaro deverá seguir rigorosamente as recomendações e condutas médicas.
