Bola de Cristal: Santos de Neymar tem quase 60% de chance de rebaixamento para a série B; Vitória tem mais de 51% de queda
A disputa pela sobrevivência na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro segue mais concorrida do que pelo título. São seis equipes com chances reais de cair para a série B. O Santos, que contou com Neymar para fazer uma temporada na parte de cima da tabela, tem 59,4% de risco de rebaixamento, e é o primeiro da zona da degola, que ainda acompanha o 18º Juventude (76,7%), Fortaleza (93,1%) e Sport, que estará rebaixado, segundo as projeções da Bola de Cristal, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
A equipe capitaneada por Neymar está em 17º, primeira da zona da degola, e visa o lugar do 16º Vitória (51,7%) ou 15º Internacional (16,7%), que também estão tentando sair da briga.
O Sport teria que contar com diversos fatores para não ser rebaixado. Então, mesmo ainda matematicamente com chances de permanecer na série A, basta um triunfo do Vitória e a equipe será rebaixada, pois não alcançará mais o primeiro time fora do Z-4.
Outra equipe que segue uma lógica parecida é o Fortaleza. Com 31 pontos, quatro abaixo do Vitória, a equipe precisa contar com tropeços do Juventude e Santos. O que pode atrapalhar estes planos é o calendário dos rivais: ambos irão se enfrentar na próxima semana. Com isso, provavelmente uma delas conseguirá se sair melhor e levar mais três preciosos pontos.
Em 15º, o Internacional é o mais distante do bolo, com 16% de risco de rebaixamento. Mas com 37 pontos, a equipe está dois a frente do Vitória e a quatro do Santos (que tem um jogo a menos), o que o deixa em uma situação de pressão também, sabendo que não poderá cometer erros.
Veja abaixo as probabilidades de rebaixamento
Chances de quada para a série B
