Black Friday 2025: apenas 14% das empresas têm uso avançado de IA, diz Google

 

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Em preparação para a Black Friday, apenas 14% das empresas brasileiras estão nos estágios mais avançados de uso de soluções de inteligência artificial (IA) para impulsionar negócios e alavancar vendas. “Faça sua marca”: Luiza Trajano fala sobre IA e o futuro do Magalu OpenAI inaugura primeiro escritório no Brasil em São Paulo O dado é do índice gMataAI, criado pelo Google para medir a maturidade digital de grandes anunciantes do país. Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante o evento Google Black Friday, realizado nesta quinta-feira (28) na Arena Allianz, em São Paulo, que contou com a presença do Canaltech. Média de maturidade digital ainda é baixa A média de maturidade dos negócios analisados ficou em 46%, percentual considerado baixo. O número reflete as dificuldades, inclusive de grandes empresas, em expandir o uso de IA nos processos internos. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Apesar disso, o estudo indica que quatro em cada 10 companhias já utilizam soluções de inteligência artificial em suas operações, influenciando diretamente o desempenho em datas como a Black Friday. O dado mostra interesse crescente dos empreendedores, mas também barreiras para a integração das ferramentas. Imagem: Canaltech/Emanuele Almeida Segundo Claudia Tozetto, diretora de comunicação do Google, a empresa tem buscado apoiar o setor por meio de treinamentos. “Lançamos recentemente uma parceria com o Sebrae para ajudar pequenos negócios em IA e presença digital. Outras iniciativas de capacitação também são realizadas em negociações com empresas”, afirmou. Varejo e moda se destacam no uso de IA Setores como o Varejo Multicategoria e Moda se destacam com os níveis mais altos de maturidade e alcançam números de 76% e 68% no gMat4AI, respectivamente. Telecomunicações e Viagens vêm em seguida, com 66% e 61% cada.  "Setores como varejo e moda online, que têm acesso direto a dados como valores e recorrência de compra, partem de uma posição de vantagem", avalia o diretor de produtos e soluções publicitárias do Google Brasil, Gustavo Souza. Leia mais: Zendesk Showcase discute experiência de clientes com o poder da IA Cisco abre 1,5 mil bolsas gratuitas para cursos de cibersegurança 5 dicas para mandar bem em processos seletivos de trainee Leia a matéria no Canaltech.