Barcelona supera Real Madrid e é bicampeão da Supercopa da Espanha

 

Fonte:


O Barcelona foi o grande campeão da Supercopa da Espanha, neste domingo, no estádio no King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita. Em mais um "El Clásico" tenso, o clube catalão foi melhor na maior parte do tempo, com o controle de bola e finalizações perigosas e mesmo que o Real Madrid tenha igualado a partida duas vezes com jogadas individuais, o brasileiro Raphinha resolveu a partida abrindo e fechando o placar, que terminou em 3 a 2. Raphinha, marcando duas vezes, e Lewandowski fizeram para o Barcelona; Vinicius Júnior e Gonzalo Garcia, para o Real Madrid.

Com o resultado o campeão chega a 16 títulos. Se distanciando ainda mais do rival, que tem 13.

Mesmo com o controle da posse de bola, o gol saiu em contra-ataque. Primeiro Raphinha perdeu uma grande chance após o passe de Yamal nas costas da defesa adversária. O atacante ficou de cara com o goleiro belga Courtois, mas chutou desequilibrado para fora.

No entanto, não houve nem tempo para se lamuriar. Em um erro na saída de bola do Real Madrid, o Barcelona teve um contra-ataque fulminante que terminou com a bola nos pés de Raphinha novamente. Desta vez, o jogador balançou o marcador antes de chutar forte e rasteiro no canto esquerdo do gigante Courtois, abrindo o placar da partida.

Real ficou atordoado com o gol e demorou a conseguir se desmarcar da pressão alta do time adversário, perdendo diversas bolas no campo de defesa e com dificuldade de se defender.

Após grande jogada de Yamal, Fermin finalizou forte ao gol, mas parou em Courtois. Yamal também tentou, mas o goleiro fez nova grande defesa.

Vini volta a balançar as redes

Vinícius Júnior disputando bola com o marcador do Barcelona

Haitham AL-SHUKAIRI / AFP

Em meio à pressão, a estrela de Vinícius Júnior voltou à brilhar. Após 15 jogos sem fazer gols, o brasileiro recebeu a bola no meio de campo, driblou dois marcadores (com direito à caneta em Koundé) e finalizou ao gol, empatando a partida nos minutos finais da etapa inicial.

O lance serviu para deixar o jogo emocionante, pois foram mais dois gols em sequência.

Logo na na saída de bola, o clube catalão voltou à frente. Pedri, que não havia conseguido parar Vini na jogada do gol, se redimiu ao encontrar o centroavante Lewandowski em meio à zaga merengue. O atacante, de cara com Courtois apenas cavou para deixar o Barcelona com a vantagem novamente.

O clube merengue, então, partiu para o ataque também na saída de bola e conseguiu um escanteio. Na jogada, o zagueiro Huijsen cabeceou na trave direita do goleiro Joan, mas a sobra ficou para o espanhol Gonzalo empatar mais uma vez.

Em um segundo tempo mais equilibrado, os goleiros voltaram a salvar suas respectivas equipes. Vini Jr tentou tirar o empate do placar, mas parou em Joan Garcia, assim como Rodrygo. Yamal, com um forte chuta à queima roupa, de carrinho, também não superou Courtois.

Em meio a tantas chances defendidas pelos goleiros, Raphinha contou com a sorte para superar o time rival. Após a bola sobrar na entrada da área, o atacante dominou e chutou desequilibrado e com a perna mais fraca, a direita, mas a bola desviou na defesa, tirando Courtois da jogada.

Xabi Alonso, então, acionou Mbappé, o artilheiro da equipe na temporada, mesmo sem ainda estar 100% recuperado de uma entorse no joelho esquerdo. A sua entrada não mudou o ritmo do jogo, mas a expulsão de De Jong rendeu um perigo nos minutos finais. O meia do Barcelona recebeu o segundo cartão amarelo após dar uma entrada perigosa no francês, nos acréscimos.

O Real madrid teve suas últimas grandes chances com o lateral Carreras e o zagueiro Alaba, mas pararam no goleiro Joan Garcia outra vez. Com isso, o Barcelona repetiu o feito da última temporada, vencendo mais uma Supercopa.