Bar incendiado na Suíça durante festa de Ano Novo não era inspecionado havia cinco anos

 

Fonte:


O bar Le Constellation, palco de um incêndio durante a festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, não passava por inspeções periódicas desde 2020. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo prefeito da cidade, Nicolas Feraud, em entrevista coletiva.

Suíça abre investigação criminal contra gerentes de bar incendiado no Ano Novo

Segundo Feraud, houve “uma falha na realização de inspeções” no período entre 2020 e 2025. Ele afirmou “lamentar profundamente” a constatação, feita após o incêndio que resultou na morte de 40 pessoas e deixou mais de uma centena de feridos.

O episódio ocorreu na madrugada do dia 1º de janeiro e provocou ainda 116 feridos, dos quais mais de dois terços seguem hospitalizados. No fim de semana, as autoridades suíças anunciaram a abertura de uma investigação criminal contra dois gerentes do estabelecimento.

De acordo com comunicado da polícia e do Ministério Público do cantão do Valais, os dois responsáveis — ambos de nacionalidade francesa — são investigados por homicídio culposo, lesões corporais culposas e incêndio culposo. Até o momento, não foi decretada prisão preventiva.

Ao término da investigação, caberá ao Ministério Público decidir se o caso será arquivado ou se haverá apresentação de denúncia formal. A procuradora-geral do cantão, Béatrice Pilloud, destacou que a apuração segue em curso.

— A investigação foi aberta porque há suspeitas, mas enquanto não houver condenação, prevalece a presunção de inocência — afirmou Pilloud.