Avô do Game Pass, SEGA Channel tem acervo de jogos recuperados; veja

 

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A organização Video Game History Foundation (VGHF) revelou, na última semana, que o projeto de reviver mais de 140 ROMs do SEGA Channel foi um verdadeiro sucesso.  Quanto custaria um Mega Drive hoje, com a inflação? Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990? O resultado foi obtido com arquivos originais da equipe que trabalhou na plataforma no passado e levou 2 anos para ser concluído.  Além dos títulos, eles também conseguiram recuperar uma versão demo do Web Blaster, o navegador do Mega Drive. Todos os dados dos jogos de SEGA Channel foram doados para o site de preservação Gaming Alexandria.  -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- O que é o SEGA Channel? Décadas antes do Xbox Game Pass, GeForce NOW e outros serviços de streaming, a SEGA foi a pioneira no serviço de transmissão de jogos em rede com o SEGA Channel — lançado no ano de 1994.   Seu catálogo permitia apenas 50 games dentro do sistema, que eram trocados com certa regularidade até o fechamento dos servidores em 1998.  Eram disponibilizados até alguns títulos exclusivos, como é o caso de The Flintstones (Movie Game), Iron Hammer e Garfield Caught in the Act: The Lost Levels — que era um conjunto de fases extras da versão física, como se fosse um DLC. Existem também versões curiosas de alguns clássicos, como de Mortal Kombat 3 e Super Street Fighter II. Na edição do SEGA Channel, apenas metade dos lutadores estava disponível para os jogadores (por limitações no tamanho do arquivo). A versão de Super Street Fighter II de SEGA Channel tinha metade dos personagens disponíveis (Imagem: Divulgação/Capcom) Entre os arquivos preservados pelo VGHF, estão o menu original e os dados de programação. Artes dos fãs que existiam na plataforma e dicas dos jogos também foram recuperados, o que permite uma preservação histórica completa do funcionamento do serviço.  A queda do SEGA Channel Apesar do pioneirismo e da ideia de sucesso, o SEGA Channel não seguiu adiante por uma série de fatores.  Títulos como The Flintstones (Movie Game) existiam apenas na plataforma (Imagem: Reprodução/VGHF) O serviço era exclusivo para os Estados Unidos e deu seus primeiros passos quando a internet começou a ser popular em PCs e Macs. Porém, cerca de 2% da população do país tinha acesso, o que limitava o número de usuários. Um aspecto curioso é que o SEGA Channel usava a rede de TV a cabo norte-americana para chegar aos donos de Mega Drive. Seu custo era de US$ 15 mensais (US$ 33 se ajustado à inflação em 2025, um pouco mais caro do que o Xbox Game Pass Ultimate atualmente, que é US$ 29,99). Pelos valores, baixa adesão e até por certo desinteresse do público — é importante lembrar que o PS1 e Nintendo 64 foram lançados na mesma época e apresentaram os games 3D — a plataforma não resistiu e foi removida, o que tornou todos jogos exclusivos e versões em “lost media”.  Leia também no Canaltech: 5 melhores emuladores para jogar Mega Drive no celular EUA tomam decisão polêmica sobre preservação de jogos retrô O que é a Stop Killing Games, campanha que quer salvar os jogos? Leia a matéria no Canaltech.