Avião retorna a aeroporto nos EUA e causa pequeno incêndio após parte do motor se soltar durante a decolagem
Neste sábado, um voo com destino a Tóquio retornou com segurança ao Aeroporto Internacional de Washington Dulles, nos Estados Unidos, pouco depois da decolagem após parte da carenagem (estrutura externa que envolve o motor) se soltar e pegar fogo, lançando destroços a uma vegetação perto da pista que provocaram um pequeno incêndio.
O voo, United Airlines 803, pousou no aeroporto por volta das 13h20 no horário local (15h20 no horário de Brasília), informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). Não houve registro de feridos entre passageiros ou tripulantes.
Em comunicado, a United Airlines afirmou que a aeronave, um Boeing 777-200ER, perdeu potência em um dos motores logo após a decolagem, o que forçou o retorno ao aeroporto. O voo transportava 275 passageiros e 15 tripulantes, informou a companhia.
“A United agradece às nossas tripulações e às equipes de Washington Dulles pelo trabalho rápido para ajudar a garantir a segurança de todos os envolvidos”, diz o comunicado.
Sean Duffy, secretário de Transportes dos Estados Unidos, afirmou nas redes sociais que uma parte da carenagem do motor se desprendeu e pegou fogo. Segundo ele, isso causou um incêndio em vegetação no solo.
Emily McGee, porta-voz da Autoridade Aeroportuária Metropolitana de Washington, disse que o incêndio próximo à pista foi rapidamente controlado. A FAA informou que irá investigar o caso.
Anthony Beverley, morador de Fredericksburg, na Virgínia, estava grelhando bifes do lado de fora de sua casa na tarde de sábado quando ouviu um avião voar diretamente sobre sua residência.
Isso não era incomum, disse ele, já que mora a cerca de 30 minutos de carro ao sul da Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico e estava acostumado a ver aeronaves militares.
Mas, ao ver um avião comercial fazendo uma curva acentuada, com o que parecia ser combustível de aviação sendo despejado, ele disse que percebeu que algo estava errado.
— Moro nesta casa desde 2009 e aeronaves nunca passaram por aqui tão baixo, a não ser quando era um avião militar que normalmente vai para Quantico — afirmou Beverley, veterano do Exército.
Segundo ele, o avião então estabilizou o voo e circulou a área, retornando cerca de cinco minutos depois em direção a Washington Dulles.
A companhia aérea informou que planeja remarcar o voo para Tóquio com outra aeronave. O tráfego aéreo foi brevemente interrompido enquanto as equipes avaliavam a situação.
