Autoridades francesas recuperam joia roubada do Louvre; ministra diz que criminosos agiram ‘de forma profissional’

 

Fonte:


A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, afirmou neste domingo (19) que uma das joias roubadas do Museu do Louvre foi encontrada próxima ao local do crime. Em entrevista à emissora francesa TF1, Dati disse que a peça parece ter sido deixada para trás pelos assaltantes durante a fuga e que está “sendo avaliada” por peritos. De acordo com a rede inglesa BBC, ainda não há confirmação oficial sobre qual item foi recuperado.

De acordo com a ministra, os criminosos “agiram de maneira profissional, sem violência e sem pânico”. A ação durou apenas sete minutos, segundo o Ministério do Interior, e teve como alvo a Galeria Apolo — setor que abriga as joias da coroa francesa e diamantes históricos como o Regent, o Sancy e o Hortensia.

A polícia francesa mantém o museu fechado para perícia e segue tentando rastrear os responsáveis pelo roubo. As autoridades acreditam que o grupo seja altamente especializado e tenha planejado a invasão com antecedência.

O achado da joia reacende a esperança de que outras peças do acervo possam ser localizadas. O Ministério da Cultura classificou o valor histórico e simbólico dos objetos levados como “incalculável”.