Ataques no metrô deixam três mortos e 11 feridos em Taiwan
Pelo menos três pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após uma série de ataques no metrô de Taipé, informou a polícia de Taiwan neste sábado, em novo balanço oficial.
Segundo as autoridades, um homem de 27 anos detonou bombas de fumaça na Estação Central da capital durante o horário de pico noturno e, em seguida, iniciou um ataque com arma branca contra passageiros. A ação se estendeu pela estação principal, um centro comercial subterrâneo e outra parada do metrô, de acordo com a polícia.
Entenda o impasse: Premier do Japão rejeita exigência da China para retirar comentários sobre Taiwan, mas diz querer boa relação com Pequim
O suspeito, que estaria fugindo do serviço militar obrigatório, morreu em um aparente suicídio, afirmou o prefeito de Taipé em coletiva de imprensa na noite de sábado (20). As autoridades classificaram o episódio como um “ato deliberado”, mas informaram que a motivação ainda não foi esclarecida.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, visitou hospitais onde as vítimas foram atendidas e prometeu uma “investigação completa e exaustiva”. “Quero expressar minhas condolências a quem perdeu a vida nesse ataque horrível e violento, e transmitir meu profundo pesar às famílias”, declarou.
Uma das vítimas morreu ao tentar impedir o agressor na Estação Central, segundo as autoridades. Uma testemunha contou à emissora local EBC News que viu “um homem correr para tentar contê-lo”.
Leia mais: EUA aprovaram venda de armas de US$ 11,1 bilhões a Taiwan, segundo Taipei
— No começo achei que fosse um treinamento, mas depois vi alguém com uma faca lançando bombas de fumaça — disse a testemunha, que preferiu não se identificar.
Ataques violentos são raros em Taiwan, embora um incidente semelhante tenha ocorrido em 2014, quando um homem matou quatro pessoas no metrô de Taipé. O autor daquele ataque foi executado em 2016.
