Ataque dos EUA contra suposta embarcação de narcotraficantes no Pacífico deixa dois mortos

 

Fonte:


O Exército dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que dois supostos narcotraficantes morreram em um ataque contra uma embarcação no Pacífico oriental, e que a Guarda Costeira procura uma terceira pessoa que sobreviveu.

"A inteligência confirmou que a embarcação transitava por rotas conhecidas do narcotráfico no Pacífico oriental e que estava envolvida em operações de tráfico de drogas", informou o Comando Sul dos Estados Unidos em uma publicação no X.

O ataque marca a primeira ação registrada após a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, em território venezuelano. Antes disso, a última ofensiva divulgada havia ocorrido em 31 de dezembro, quando dois barcos foram atingidos por bombardeios, deixando cinco mortos.

Desde setembro de 2025, as forças americanas já conduziram ao menos 35 ataques contra embarcações no Pacífico e no Caribe, que somam 117 mortes. As operações têm sido alvo de críticas de especialistas e de questionamentos por parte da ONU.