Ataque a tiros em bar deixa nove mortos e dez feridos na África do Sul

 

Fonte:


Homens armados ainda não identificados mataram ao menos nove pessoas e deixaram outras dez feridas em um ataque a tiros ocorrido nos subúrbios de Joanesburgo, na África do Sul, na madrugada deste domingo (21). Inicialmente, a polícia havia informado dez mortes, mas o número foi revisado posteriormente.

O ataque aconteceu no bairro de Bekkersdal, a cerca de 30 quilômetros do centro da maior cidade do país, em uma área conhecida como Tambo. Segundo a polícia sul-africana, cerca de 12 suspeitos chegaram ao local em uma kombi branca e em um carro sedan prata e abriram fogo de forma aleatória contra clientes de um bar que funcionava regularmente.

Conforme a corporação, os atiradores continuaram disparando durante a fuga. Uma das vítimas era motorista de aplicativo e estava do lado de fora do estabelecimento no momento do ataque, informou um representante da polícia à emissora pública sul-africana SABC.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A polícia informou, por meio das redes sociais, que iniciou uma operação de busca para localizar os responsáveis.

Histórico de violência

O ataque reforça o histórico recente de violência armada em bares no país. No início de dezembro, um tiroteio em um bar clandestino nos arredores de Pretória deixou ao menos 11 mortos, incluindo três crianças.

Em julho de 2022, outro ataque a tiros em um bar no distrito de Soweto, em Joanesburgo, matou 16 pessoas. No mesmo dia, quatro pessoas morreram em um tiroteio em massa em outra província, segundo a agência Associated Press.