Aqua Vias vence leilão do sistema de balsas de São Paulo e vai administrar 14 travessias aquáticas
O consórcio Aqua Vias foi o vencedor do leilão da concessão do sistema de travessias de balsas de São Paulo e vai administrar, operar e manter 14 trechos aquaviários por um período de 20 anos. O evento, ocorrido nesta quinta-feira (13) na Bolsa de Valores paulista, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A empresa ofereceu um desconto de 12,6% sobre o valor de R$ 461 milhões que o governo vai pagar como contrapartida da Parceria Público Privaa (PPP).
O projeto de concessão, que prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões no período de duas décadas, foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp) em abril, por 62 votos favoráveis e 16 contrários. A empresa vencedora deverá reformar os terminais e comprar 45 novas balsas, incluindo modelos elétricos para reduzir a poluição.
A base tarifária do sistema atual será mantida, assim como os benefícios e gratuidades estabelecidos em lei. Todos os anos, as 14 travessias transportam 10 milhões de veículos. Segundo estimativas do governo, com a substituição do combustível por energias mais limpas, será evitado o despejo de 18 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
A concessão contempla travessias como as balsas São Sebastião-Ilhabela e Guarujá-Bertioga, dois dos viários aquáticos de maior movimento no estado de São Paulo. Inclui, ainda, barcos que circulam na represa Billings, na Zona Sul e região metropolitana da capital.
Veja abaixo todas as 14 linhas aquaviárias que foram a leilão desta quinta-feira.
Travessias litorâneas
- São Sebastião - Ilhabela; Santos - Guarujá; Santos - Vicente de Carvalho; Bertioga - Guarujá; Cananéia - Ilha Comprida; Cananéia - Continente; Iguape - Juréia; e Cananéia - Ariri.
Região Metropolitana de São Paulo
- Bororé - Grajaú; Taquacetuba - Bororé; e João Basso - Taquacetuba (as três travessias são realizadas na represa Billings).
Reservatório de Paraibuna
- Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
