Aqua Vias vence leilão do sistema de balsas de São Paulo e vai administrar 14 travessias
O consórcio Aqua Vias foi o vencedor do leilão da concessão do sistema de travessias de balsas de São Paulo e vai administrar, operar e manter 14 trechos aquaviários por um período de 20 anos. O evento, ocorrido nesta quinta-feira (13) na Bolsa de Valores paulista, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A empresa ofereceu um desconto de 12,6% sobre o valor de R$ 461 milhões que o governo vai pagar como contrapartida da Parceria Público Privaa (PPP).
O projeto de concessão, que prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões no período de duas décadas, foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp) em abril, por 62 votos favoráveis e 16 contrários. A empresa vencedora deverá reformar os terminais e comprar 45 novas balsas, incluindo modelos elétricos para reduzir a poluição.
A base tarifária do sistema atual será mantida, assim como os benefícios e gratuidades estabelecidos em lei. Todos os anos, as 14 travessias transportam 10 milhões de veículos. Segundo estimativas do governo, com a substituição do combustível por energias mais limpas, será evitado o despejo de 18 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
— Vamos ter as balsas elétricas. Vocês já viram um motor de uma balsa elétrica? Quando você pensa na casa de máquinas de uma embarcação, você vê aquele negócio escuro, você sai defumado com o cheiro do diesel. (Na balsa elétrica), parece que você está entrando em um servidor, em um data center. Um serviço silencioso — disse Tarcísio, no pregão.
Tarcísio bate o martelo no pregão desta quinta-feira
Sergio Quintella / O GLOBO
A concessão contempla travessias como as balsas São Sebastião-Ilhabela e Guarujá-Bertioga, dois dos viários aquáticos de maior movimento no estado de São Paulo. Inclui, ainda, barcos que circulam na represa Billings, na Zona Sul e região metropolitana da capital.
Veja abaixo todas as 14 linhas aquaviárias que foram a leilão desta quinta-feira.
Travessias litorâneas
- São Sebastião - Ilhabela; Santos - Guarujá; Santos - Vicente de Carvalho; Bertioga - Guarujá; Cananéia - Ilha Comprida; Cananéia - Continente; Iguape - Juréia; e Cananéia - Ariri.
Região Metropolitana de São Paulo
- Bororé - Grajaú; Taquacetuba - Bororé; e João Basso - Taquacetuba (as três travessias são realizadas na represa Billings).
Reservatório de Paraibuna
- Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
