'Aposta' de Diniz e de volta contra o Cruzeiro, Rayan cresce e pode ser a maior venda da história do Vasco

 

Fonte:


Passada a euforia da vitória sobre o Bahia, o Vasco inicia uma das sequências mais difíceis do campeonato. Hoje, às 18h30, recebe o Cruzeiro, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, em São Januário, pela 25ª rodada, dias antes de visitar o vice-líder Palmeiras, na próxima quarta-feira. A boa notícia para a partida desta noite é o retorno do atacante Rayan, que cumpriu suspensão na última rodada e agora volta a ser uma opção ofensiva e goleadora para o técnico Fernando Diniz.

O jovem de 19 anos, que vem de seu primeiro gol em um clássico como profissional, no 1 a 1 com o Flamengo, vive o melhor momento da ainda curta carreira. Aposta pessoal do treinador, que pediu reiteradamente para que o Vasco tentasse adiar sua venda (prevista inicialmente para acontecer ainda nesta temporada), o atacante se firmou no time titular e tem desenvolvido seu futebol rapidamente.

Joia, Rayan se beneficia de uma conjunção rara de características no futebol moderno: é alto, forte, rápido, driblador e tem muita potência na finalização.

— Não sei quanto ele vale agora, mas deve valer mais que o triplo do que quando estava para ser negociado naquela ocasião. O Rayan é um jogador que tem um poder de desequilíbrio gigantesco. Se não for o maior, ele está entre os maiores do país. Tem só 19 anos. Está aprendendo qual é o potencial dele. Tem muita estrada pela frente. É um jogador raríssimo — disse Diniz após o clássico.

São 11 gols e uma assistência na temporada. Em seis dessas oportunidades, balançou as redes pelo Brasileirão. É o vice-artilheiro do Vasco no torneio, atrás dos 12 de Pablo Vegetti. Virou essa opção mais aguda em meio à má fase do argentino, que não marca com bola rolando há dez jogos.

Juntos, a dupla soma 18 gols no Brasileirão, metade dos 36 marcados pelo cruz-maltino, que tem um dos melhores ataques do campeonato. Em todas as competições, são 35 gols, quase 50% dos 72 do time. A importância do camisa 77 é tamanha que o Vasco optou por não liberá-lo para a Copa do Mundo Sub-20, que começa hoje.

Internamente, Rayan é projetado como a possível maior venda da história do clube. Atualmente, o posto é de Paulinho (hoje no Palmeiras), negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2018, por R$ 85 milhões. Hoje, a multa do atacante para o mercado estrangeiro é de 40 milhões de euros (R$ 250 milhões).

Robert Renan de volta

Quem também estará à disposição para a partida é o zagueiro Robert Renan, que já cumpriu o afastamento do protocolo de concussão. Caberá a Diniz decidir se retorna o atleta ao time titular ou se mantém Lucas Freitas na posição.

Do lado do Cruzeiro, há duas ausências confirmadas: o zagueiro Lucas Villalba e o atacante Gabigol, suspensos. O time celeste vem em ótimo momento atuando fora de casa: são oito jogos seguidos sem perder, com cinco vitórias no período.