Após prazo de 72h para BC explicar liquidação do Banco Master, setor manifesta preocupação com independência
Após o Tribunal de Contas da União ter dado prazo de 72 horas para que o Banco Central explique por que decidiu liquidar o Banco Master, entidades do setor manifestaram preocupação com a independência da instituição.
A Federação Brasileira dos Bancos afirmou que a solidez e a resiliência do setor bancário e também a independência do regulador do sistema financeiro são um ativo e um patrimônio nacional e que a força do setor bancário se alicerça na força do regulador que somente se sustenta com respeito e credibilidade.
Já a Associação Brasileira de Bancos defendeu que é essencial preservar a autonomia e a segurança jurídica da autoridade monetária, garantindo que as instituições funcionem em harmonia e resguardando seus servidores. Também pontuou que o BC possui um quadro altamente qualificado e plena capacidade técnica para subsidiar suas decisões.
Essas manifestações vieram após o ministro do TCU, Jonathan de Jesus, ver os supostos indícios de liquidação precipitada do Banco Master pelo Banco Central.
