Após novos ataques russos à Ucrânia, Conselho de Segurança da ONU se reúne na próxima segunda-feira

 

Fonte:


O Conselho de Segurança da ONU se reúne na próxima segunda-feira (12), para discutir a guerra na Ucrânia, depois de novos ataques russos à capital, Kiev. Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas. Os bombardeios atingiram a infraestrutura da cidade e provocaram interrupções no sistema de aquecimento, em pleno inverno europeu.

A reunião foi incluída na programação revisada do Conselho, divulgada na noite dessa sexta-feira (8). Em carta enviada ao órgão, o embaixador da Ucrânia na ONU, Andriy Melnyk, afirmou que a Rússia atingiu um novo e terrível nível de crimes de guerra e crimes contra a humanidade ao atacar civis e estruturas civis.

Segundo a força aérea ucraniana, a Rússia lançou 36 mísseis e 242 drones contra o território do país. Moscou afirma que a ofensiva foi uma resposta a uma suposta tentativa de ataque à residência do presidente Vladimir Putin, em dezembro de 2025. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nega a acusação.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, os alvos foram instalações da infraestrutura energética que dão suporte ao complexo militar-industrial da Ucrânia e à produção de drones. O ataque incluiu mísseis hipersônicos, que ultrapassam cinco vezes a velocidade do som e são de difícil interceptação.

Em nota conjunta, Alemanha, França e Reino Unido classificaram a ofensiva russa como escalatória e inaceitável.