Após dois adiamentos, primeiro voo comercial de foguete no Brasil está previsto para está sexta-feira
O foguete sul-coreano HANBIT-Nano deve ser lançado, nesta sexta-feira (19), da base de Alcântara, no Maranhão, depois de dois adiamentos. O foguetelevará ao espaço cinco satélites e três dispositivos que vão ajudar em pesquisas em mais de cinco áreas de instituições do Brasil e da Índia. Esse será o primeiro voo comercial espacial que partirá do Brasil
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, em entrevista aos âncoras Mílton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN, disse que todos os testes foram concluídos e o foguete está pronto:
"Ele já foi adiado algumas vezes. A gente tem trabalhado nisso há vários anos e mesmo assim, às vezes, a gente precisa adiar o lançamento. Mas ele está dentro da janela e hoje tudo indica que ele vai ser lançado. Todos os testes foram concluídos ontem. O foguete está pronto. Vai ser lançado hoje, no meio da tarde".
Essa vai ser a primeira vez que o Brasil vai liderar uma missão comercial de colocação de satélites em órbitas a partir do território nacional. Marco Antonio Chamon explica que esse lançamento também tem o objetivo de ser uma espécie de preparação para missões futuras:
"Sem dúvida nenhuma, a própria empresa que está lançando hoje, já tem contratos para lançamentos no ano que vem, e a expectativa é que ao apresentarmos o centro ao mundo de forma comercial, outras empresas venham utilizar o centro para seus lançamentos".
Marco Antônio destacou o significado do lançamento para os trabalhos das últimas décadas:
"Bom, normalmente a gente espera que um programa espacial traga benefícios para a sociedade, benefícios de vários tipos, desenvolvimento científico, tecnológico, mas também desenvolvimento socioeconômico. (...) Então, a mensagem é o Brasil se abre para o mundo, para o mundo espacial, e novos lançamentos vão se tornar rotina aqui no Centro de Lançamento de Alcântara.
A previsão é de que o lançamento seja realizado nesta sexta-feira (19), às 15h34. Os interessados poderão acompanhar em tempo real o lançamento pelo YouTube da Agência Espacial Brasileira. Basta clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=ftUqN7acxco
