
Após bater recorde, Mineirinho reflete sobre skate brasileiro: 'A geração de Rayssa trouxe novos adeptos ao esporte'

Sandro Dias, o mineirinho, entrou para a história do skate ao bater o recorde mundial de descida em uma altura de 70 metros na megarrampa construída no fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, na última quinta-feira. Após a conquista, o hexacampeão mundial da modalidade refletiu sobre o esporte brasileiro.
Em entrevista exclusiva ao GLOBO, o ícone do skate brasileiro destacou a evolução do esporte no Brasil e o impacto da nova safra de atletas, em especial a geração de Rayssa Leal, medalhista nos dois últimos Jogos Olímpicos. Mineirinho relembrou das dificuldades enfrentadas quando iniciou na modalidade, em 1980, e celebrou a popularização do skate.
— Eu enxergo um momento muito bom do skate. Eu sou dos anos 80 e comecei a praticar numa época que não era nem considerado um esporte. Eu ganhei skate como um brinquedo e, na época, a gente sofria muito preconceito de estar brincando nas ruas ou em qualquer lugar. Ver o que o skate está passando hoje em dia, acho que a minha geração contribuiu bastante — disse Mineirinho.
Para Mineirinho, a chegada do skate nos Jogos Olímpicos aliada a chegada de Rayssa Leal ao circuito internacional foram decisivas para ampliar o alcance da modalidade, especialmente entre o público infantil.
— A geração de Rayssa foi uma geração que trouxe novos adeptos ao esporte, principalmente as crianças que até então não tinham tantas praticando. Eu acho que, com a geração da Rayssa, a gente começou a ver muito mais crianças se interessando e até os pais começaram a se interessar em dar um skate para o filho — destacou.
Com mais de três décadas de carreira, o paulista Sandro Dias foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra "900º", sendo o primeiro a fazer no meio de uma linha de competição. Agora, ele quebrou dois Guinness World Records ao descer a rampa construída ao longo da fachada de 22 andares do prédio.
Sandro Dias atingiu uma velocidade de 103 km/h, saindo de uma altura de 70 m do chão e dropando uma rampa de 60 m, que foi medida do ponto mais baixo da rampa até a plataforma de largada.